Etecs prorroga inscrições do Vestibulinho 2024 até 13 de novembro

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) anunciaram nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, a prorrogação do período de inscrição referente ao Vestibulinho 2024, que visa a seleção de novos alunos para ingresso no 1º semestre letivo de 2024. Desse modo, os interessados terão mais uma chance para se inscrever e concorrer às vagas ofertadas!

De acordo com o cronograma inicial, as inscrições seriam recebidas até essa terça-feira, dia 8 de novembro. Com a prorrogação, as Etecs receberão as inscrições para o Vestibulinho 2024 até o dia 13 de novembro. Desse modo, os estudantes terão até as 15h da próxima segunda-feira (horário de Brasília) para se cadastrar na seleção.

Como se inscrever?

As Etecs são instituições de ensino médio, técnico e integrado ao médio, geridas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. As escolas contam com unidades de ensino em todo o Estado de São Paulo, estando presente na capital e em mais de 233 municípios.

Conforme as orientações das Etecs, as inscrições para o Vestibulinho 2024/1 estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Portanto, para se inscrever, os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site do Vestibulinho. Caso o estudante seja menor de 16 anos de idade, é de responsabilidade do representante legal (pai, mãe, tutor ou curador) preencher o formulário de inscrição do candidato.

Além de informar todos os dados pessoais, escolares e de contato, os candidatos deverão escolher uma opção de curso. Para efetivar a inscrição, os candidatos deverão pagar uma taxa no valor de R$ 34,00 (trinta e quatro reais). Os estudantes que são membros de famílias de baixa renda puderam solicitar a redução da taxa de inscrição e o resultado já está disponível.

Vestibulinho
Há unidades de ensino da Etec em diversos municípios do Estado de São Paulo. Imagem: CPS

Provas do Vestibulinho 2024/1

Para fins de classificação dos candidatos, as Etecs aplicarão provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Fundamental. Os locais de prova serão nos municípios para os quais há oferta de vagas. Os candidatos com inscrições homologadas poderão consultar informações sobre os locais de prova a partir do dia 6 de dezembro.

Apesar da prorrogação do período de inscrição, as Etecs mantiveram as demais datas do Vestibulinho 2024. Assim, a aplicação das provas está marcada para o dia 10 de dezembro. O cronograma indica ainda que a aplicação será à tarde, no período das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília).

Os candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico farão uma prova com 50 questões objetivas. Já para os participantes do ingresso ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e de especializações técnicas farão uma avaliação composta por 30 questões objetivas.

No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar aos locais de aplicação com antecedência. Além disso, o candidato deverá apresentar documento original de identificação com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

Sistema de Pontuação Acrescida

Conforme o edital, o Vestibulinho conta com o Sistema de Pontuação Acrescida, que é o acréscimo de pontos à nota final obtida pelo candidato no processo seletivo.

O edital indica ainda que tem direito ao benefício o candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino.

Resultado

De acordo com o cronograma, a divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 14 de dezembro. Já o resultado final do Vestibulinho 2024/1, com a lista de aprovados, está previsto para o dia 11 de janeiro. Os convocados na 1ª chamada deverão realizar as matrículas nos dias 19 a 21 do mesmo mês.

Para mais informações, acesse o site do Vestibulinho.

Leia também UFRGS divulga nesta segunda (6) os locais de aplicação das provas do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.