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Estudo aponta perda de aprendizagem após três meses de fechamento das escolas

Estudo realizado nos Estados Unidos mostra que, após três meses de fechamento das escolas por conta da crise da covid-19, estudantes podem sofrer perdas de aprendizagem. Assim, os alunos da educação básica podem perder entre 50% e 63% de aprendizagem em matemática e até 37% em leitura.

O estudo publicado na revista científica “Educational Researcher”, da American Educational Research Association, foi feito por pesquisadores da NWEA e das universidades de Virgínia e de Maryland.

Os resultados trazem uma projeção. Desse modo, para obter tais números, os pesquisadores usaram como referência a perda de aprendizagem durante as férias do meio do ano nos EUA. A partir disso, houve a simulação dos cenários.

Nesse sentido, Megan Kuhfeld, que é pesquisadora sênior da NWEA e coautora do estudo, afirmou:

“Consideramos que a maioria dos alunos nos Estados Unidos teve 6 meses e meio de escola ‘regular’ durante o ano letivo de 2019-20 e três meses de escolas fisicamente fechadas, com algum grau de instrução remota sendo fornecida”.

A pesquisadora ressaltou ainda a importância de “identificar os alunos que estão atrasados nos estudos”, para que, a partir disso, seja possível fornecer a estes alunos um apoio extra, como aula de reforço, por exemplo.

Além disso, o estudo mostra que o impacto da pandemia da covid-19 na aprendizagem pode ser diferente para parte dos alunos. Desse modo, há casos em que pode haver ganho na leitura decorrente da dinâmica das aulas on-line.

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