Estude usando 3 estratégias diferentes

Não conseguir se concentrar nos estudos acaba sendo um grande problema para os estudantes. Para quem está se preparando para o Enem, vestibulares, concursos, é preciso ter uma rotina intensiva de estudos e estratégias para alcançar bons resultados. 

No entanto, muitas vezes eles não conseguem bons resultados por não conseguirem ter foco nos estudos. 

Para ajudar a controlar esse problema e se concentrar nos estudos, selecionamos três dicas que podem ser de grande valia, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Grave você estudando

Essa dica é bem diferente, mas pode funcionar. Desse modo, aponte a câmera do seu celular para gravar você estudando, esse método tem como objetivo criar responsabilidade no estudante. 

Ao ter uma câmera gravando tudo que você faz, provavelmente fará você lembrar dos seus objetivos e os colocará em prática.  

E quando perceber que está quase se distraindo, lembre-se que você está sendo observado. É um bom lembrete para você comprometer-se a estudar apenas. 

Alguns especialistas no assunto afirmam que essa dica é excelente para quem estuda sozinho em casa. 

Converse com a família

Estudar em casa é um verdadeiro desafio quando os familiares não colaboram ou não entendem. Portanto, é fundamental conversar com os familiares a respeito de suas metas de estudos. 

Ao pedir compreensão de quem mora com você, fixe um horário de estudo em algum canto da casa, seja na porta do quarto ou na geladeira, por exemplo. Essa medida visa bloquear alguns incômodos desnecessários. 

Além disso, isso trará um senso de responsabilidade para você e familiares, e provavelmente você cumprirá seu cronograma de estudos. Isto é, com essa dica simples você pode passar a se concentrar mais.  

Escreva quando perder o foco

É praticamente impossível não se distrair durante alguns momentos na hora dos estudos. Sobretudo quando você precisa seguir um cronograma muitas vezes maçantes. 

Por isso, você precisa desenvolver estratégias para bloquear essas distrações. Uma maneira é apostar na escrita como válvula de escape. 

Por exemplo, quando você estiver estudando sobre a Segunda Guerra Mundial e sentir vontade de navegar nas redes sociais, não ceda à essa tentação. 

Em um papel ou em algum painel escreva a seguinte frase: “Verifique mais tarde as redes sociais”. Logo você perceberá que a vontade passará e você voltará a estudar. 

Essa técnica é eficiente justamente para você aprender a resistir ao impulso, ao fazer isso você reconhece o desejo de ceder a ele. Isso o deixa com liberdade para voltar ao que estava fazendo anteriormente – estudar. 

E então, gostou das 3 dicas incomuns para se concentrar nos estudos?

Não deixe de ler também – Enem e vestibular: Estratégias para melhorar a memória 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.