BIRD: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

BIRD: um resumo

O BIRD, também conhecido como Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento ou somente Banco Mundial, é uma das instituições mais importantes do mundo.

O tema aparece com frequência em questões de história e de geografia das principais provas do país, como a do ENEM, as dos concursos e as dos vestibulares. 

BIRD: Introdução

O BIRD foi criado no ano 1944, ou seja, um ano antes do fim da Segunda Guerra Mundial. No momento de sua criação, o principal objetivo da instituição deveria ser a concessão de ajuda através de empréstimos com ou sem juros subsidiados para os países prejudicados.

Com o passar do tempo e com a recuperação da Europa, o BIRD, que agora é ligado à ONU, Organização das Nações Unidas, passou a exercer também outras funções, como a de procurar promover o bem estar dos povos através da economia.

BIRD: Contexto Histórico

No ano de 1944, a Segunda Guerra Mundial já estava praticamente decidida. Assim, nesse ano, os países que estavam do lado dos vencedores decidiram que algo deveria ser feito para a consolidação de uma forma de ajuda às nações que haviam sido devastadas pelo conflito.

Na Conferência de Bretton Woods, que ocorreu no referido ano e que contava com representantes dos países vencedores, ficou decidido também que outro objetivo daquele momento em diante deveria ser evitar a paz e, consequentemente, evitar novas guerras de caráter mundial. Esse aspecto poderia ser promovido com a estabilização da economia internacional. 

Foi então que diversas instituições foram criadas para a consolidação das estruturas do cenário econômico que vigoraria em nível internacional a partir daquele ano. 

Uma dessas instituições foi o BIRD, que tinha por princípio auxiliar países que foram destruídos ou afetados pela Segunda Guerra. 

BIRD: Na atualidade 

Nos dias de hoje, o BIRD conta com 187 países-membros e possui a sua sede na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. O Banco emprega mais de 9 mil funcionários e possui cerca de 100 escritórios em diversas nações do mundo. 

O BIRD continua a exercer a sua função de auxiliar projetos de desenvolvimento em países emergentes e subdesenvolvidos, principalmente aqueles que se relacionam à construção de infraestrutura e ao combate à fome. 

Por fim, o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento se comporta, na atualidade, como a maior instituição do mundo voltada para a assistência e para o desenvolvimento de nações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.