Atualidades: Como é o processo de reciclagem do plástico

A reciclagem do plástico é diferente dos processos de vidro ou metal devido ao maior número de etapas envolvidas e ao uso de corantes, cargas e outros aditivos usados em plásticos virgens (resina produzida diretamente de uma matéria-prima petroquímica ou bioquímica).

O processo começa com a classificação dos vários itens pelo conteúdo de resina. Existem sete símbolos diferentes de reciclagem de plástico marcados no fundo dos recipientes de plástico . Nas fábricas de reciclagem, os plásticos são classificados por esses símbolos (e às vezes são classificados mais uma vez com base na cor do plástico).

Depois de classificados, os plásticos são picados em pequenos pedaços e pedaços e, em seguida, limpos para remover ainda mais detritos, como etiquetas de papel, resíduos de conteúdo, sujeira, poeira e outros contaminantes.

Depois que o plástico é limpo, ele é derretido e comprimido em minúsculos pellets chamados nurdles que estão prontos para serem reutilizados e transformados em produtos novos e completamente diferentes.

O plástico reciclado quase nunca é usado para criar o mesmo item de plástico ou idêntico ao de sua forma original.

A reciclagem de plásticos funciona?

Em suma, sim e não. O processo de reciclagem de plástico é repleto de falhas. Alguns corantes usados na criação de produtos plásticos podem ser contaminados, fazendo com que lotes inteiros de material de reciclagem potencial sejam descartados.

Outro problema é que a produção de plástico reciclado não reduz a necessidade de plástico virgem. No entanto, devido ao seu uso na fabricação de madeira composta e muitos outros produtos, a reciclagem do plástico pode e reduz o consumo de outros recursos naturais, como a madeira.

Embora seja verdade que ainda há uma grande porcentagem de pessoas que se recusam a reciclar (o número real de plástico devolvido para reutilização é cerca de apenas 10% do que é comprado como novo pelos consumidores), há muitos itens de plástico, como bebidas canudos e brinquedos infantis – que não são considerados recicláveis.

Além disso, nos últimos anos, oprimidas pelo grande volume e custos crescentes, muitas comunidades não oferecem mais opções de reciclagem ou adicionaram restrições (lavar e secar recipientes e proibir certos tipos de plástico) para itens que poderiam ter sido reciclados em o passado.

Além da reciclagem

A reciclagem de plástico já percorreu um longo caminho desde seu início e continua avançando na redução da quantidade de resíduos em nossos aterros.

Embora as embalagens descartáveis não desapareçam completamente, uma série de opções alternativas, incluindo recipientes biodegradáveis à base de celulose, filme plástico e sacolas de compras, bem como soluções reutilizáveis de armazenamento de alimentos em silicone estão se tornando mais prontamente disponíveis para os consumidores.

Em alguns locais, os consumidores que procuram diminuir o número de plásticos em suas vidas estão olhando para o passado para inspirar o futuro.

E então, gostou de conhecer sobre o tema? A saber, ele pode ser retratado em vestibulares.

Não deixe de ler também – Atualidades: Importância da reciclagem e os processos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.