Estudantes oferecem consultorias gratuitas para micro e pequenas empresas durante a pandemia

Máscaras, uso do álcool em gel e distanciamento social. A pandemia do novo coronavírus transformou a vida da população mundial, e no Brasil não está sendo diferente. Além de mudar o cotidiano, o surgimento do vírus também alterou a economia dos países.

De acordo com dados do IBGE, 2020 terminou com 13,9 milhões de brasileiros desempregados. Dentro desta estimativa, pequenos e microempreendedores estão entre os que mais sofrem. Afinal, sem as condições necessárias para continuar, se veem obrigados a fecharem suas portas.

Em vista desse cenário preocupante, jovens estudantes se reuniram para oferecer consultorias gratuitas. A saber, o Transforme SP consiste em uma iniciativa que surge com a função de ajudar pessoas que passam por crises causadas pela pandemia por meio de projetos.

A partir de doações, Empresas Juniores (EJs) do Estado de São Paulo conseguem viabilizar soluções desenvolvidas por universitários.

Empreendedores beneficiados

Vera Barbosa, por exemplo, foi uma das beneficiadas pelo projeto em 2020. Sócia de uma confeitaria, ela passava por dificuldades com seu negócio. Assim que começou a ter consultorias com estudantes de Marketing do Transforme SP, a situação melhorou.

“[O projeto] ajudou a recuperar boa parte das vendas e conseguimos trazer vários clientes. A venda da páscoa acabou sendo 10% mais lucrativa que as vendas do ano passado”, relata.

No caso da confeitaria, os estudantes fizeram uma análise interna da empresa e outra externa, para avaliar o mercado que aquele serviço está inserido. Para Júlia Bottoni, gerente de projetos da EJ que forneceu essa ajuda, o objetivo é estruturar a marca e fazer com que ela participe com mais igualdade no mercado.

Ela ainda conta que “ajudar o negócio das empresas a sobreviver é muito importante, algo que ajuda não só aquele pequeno empreendedor, mas a economia de um modo geral.”

E então, o que achou do serviço realizado pelos estudantes? Deixe a sua opinião!

Não deixe de ler também – Educação: Empresas ampliam taxa de crédito para universitários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.