3 estratégias de produtividade usadas por equipes comprometidas

Quando paramos para pensar em um time produtivo, são diversas as estratégias de produtividade que vem à mente. Algumas mais mirabolantes. Outras, mais simples.

No entanto, neste texto nós unimos 3 estratégias que podem ser colocadas em prática facilmente. E esperamos lhe ajudar na hora de colocar o seu time em um rumo mais produtivo, focado e vencedor. Acompanhe para saber mais!

3 estratégias de produtividade usadas por equipes comprometidas

Hoje, facilmente você encontra uma variedade de estratégias de produtividade pela internet. Mas, quantas delas têm trazido resultados reais para você? Ou ainda, quais delas você teve coragem de colocar em prática? Faça essa autoanálise antes de qualquer coisa.

Afinal, apenas ler as dicas abaixo não irá fazer com que a sua rotina de trabalho em equipe mudeÉ preciso agir, colocar em prática e estar pronto para começar.

Se você está pronto, então vamos em frente! 😉

1. Definição de metas claras, plausíveis e alinhadas à realidade

As metas podem ser o segredo do sucesso de uma equipe. Se elas não são claras, plausíveis, reais e mensuráveis, como será possível estabelecer uma rotina produtiva? Pois é.

Por isso, antes de querer implementar uma série de estratégias de produtividade no seu ambiente de trabalho, considere analisar quais metas podem ser interessantes para todo o time. Estude os objetivos, converse com a equipe, alinhe as expectativas, e assim por diante.

Quanto mais clara for a meta que se deseja atingir, maiores serão as chances de se ter um dia a dia mais produtivo e focado.

2. Mindset voltado para a busca de soluções

Quando você apresenta alguma nova tarefa para o seu time, quais costumam ser as primeiras reações?

“Isso é muito difícil!”, “Impossível concluir isso!”, etc. Ou o seu time busca por soluções plausíveis, analisando o contexto e as possibilidades de desenvolvimento?

Bom, se o seu time está ancorado no primeiro cenário, é hora de investir em uma das melhores estratégias de produtividade: a criação de um mindset de solução.

O que isso quer dizer na prática? Você deve começar a deixar claro para o seu time que a mente deles devem sempre estar em busca de soluções. Para sermos produtivos, portanto, devemos ser solucionadores. E isso não deve ser comparado com “quebra-galho” ou algo do tipo, ok?

Mas sim, devemos ver esse método de trabalho como uma forma de sempre buscar saber mais, desenvolver mais, conhecer mais e crescer mais. Quando implementamos estratégias que visam a solução de problemas cotidianos, tendemos a ter um tempo mais otimizado, uma mente mais ativa e resultados mais positivos.

Portanto, ajude o seu time a investir em estratégias de produtividade que foquem na solução de problemas. O que pode aumentar a produtividade? O resultado? Qual caminho é mais plausível? Reflitam juntos.

3. Cultura de pertencimento, por meio da escuta ativa, feedbacks e alinhamento de ideias

Estabeleça a cultura do pertencimento na sua empresa. Faça com que o seu time se sinta parte de algo maior, e não mera “peça do jogo”. Para isso, ouça a opinião de cada um deles, por meio da escuta ativa; dê feedbacks constantes, visando o desenvolvimento de cada um; e procure sempre manter o alinhamento de ideias.

Seguindo essas estratégias de produtividade, as suas chances de desenvolvimento podem ser maiores. Faça o teste!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.