Esteja preparado para responder perguntas difíceis na entrevista de emprego – veja dicas

Perguntas complexas podem surgir durante uma entrevista de emprego, por isso, é importante qie o candidato se prepare amplamente. Veja dicas!

Dicas para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego

Para que um candidato possa se posicionar assertivamente durante a entrevista de emprego, é necessário que se atente a alguns pontos no que diz respeito ao seu comportamento durante o processo seletivo.

A sua postura corporal é fundamental na entrevista

Certamente a sua postura transmite uma mensagem ao seu entrevistador. Por isso, não entre na sala com a cabeça baixa, evite diminuir o tom de voz, nem hesite durante a sua fala. Já que esses são pontos que demonstram nervosismo e falta de segurança.

Assim sendo, tenha uma postura positiva, não cruze braços ou pernas, e evite gesticular excessivamente, bem como, mantenha contato visual com o seu entrevistador.

 Se prepare para as perguntas mais comuns

Existem muitas perguntas que são feitas de forma natural nos processos seletivos. Sendo assim, analise suas experiências, conheça os pontos fortes e fracos de cada uma delas. Certamente, essa análise fará diferença no seu direcionamento durante o processo seletivo. 

Estruture a sua conversa com o recrutador 

É possível que estruture a sua conversa com o recrutador através da análise citada anteriormente. Isso porque pode dividir a sua trajetória em pontos relevantes, criando um fluxo implícito durante o processo seletivo. Certamente, poderá criar uma linha de conversa e expor suas habilidades e competências de maneira contextualizada. 

Pesquise informações sobre a empresa

Conheça a trajetória da empresa, bem como, sua missão, visão e valores. Certamente é uma maneira de se direcionar naturalmente durante o processo seletivo.

Esteja preparado para responder perguntas difíceis

Perguntas complexas podem surgir durante uma entrevista de emprego, por isso, analise o site da empresa e reveja seu conhecimento sobre a área de atuação.

Certamente essa análise irá te ajudar a responder questões complexas. Por isso, é fundamental que se mantenha atualizado quanto às tendências e novidades dentro da sua área profissional.

Utilize o método STAR 

A metodologia STAR pode ajudar a ter um direcionamento assertivo para as suas respostas. Por isso, é um método muito popular e utilizado com sucesso por muitos candidatos.

  • Situation (Situação);
  • Task (Tarefa); 
  • Action (Ação);
  • Result (Resultado).

O método STAR consiste em relatar uma situação, informar o que deveria ter sido feito.  Assim sendo, posteriormente, o candidato deve informar ao entrevistador a ação que foi tomada e qual foi o resultado. Ou seja, a metodologia STAR consiste em criar um contexto de uma situação para que direcione suas ações.

Decerto, estas dicas podem ser adaptadas à sua objetividade, personalidade e cultura da empresa. No entanto, são pontos de atenção para que obtenha sucesso profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.