História do Brasil: a Bill Aberdeen

A lei inglesa que proibiu o tráfico de escravos

Bill Aberdeen: vai cair na sua prova!

A lei Bill Aberdeen, denominada simplesmente de Bill Aberdeen, foi uma lei britânica criada no ano de 1845. Essa medida tinha como objetivo proibir o tráfico de escravos.

O tema é abordado com uma enorme frequência pelas principais provas do país, com um destaque para aquelas do ENEM, dos concursos e dos vestibulares.

Bill Aberdeen: introdução

A Bill Aberdeen foi uma lei promulgada pela Inglaterra, objetivando colocar um fim ao tráfico de escravos vindos do continente africano.

A legislação foi oficializada no ano de 1845 e garantia à marinha inglesa o direito de aprisionar quaisquer navios negreiros que estivessem transportando indivíduos que seriam escravizados.

Bill Aberdeen: origem do nome

A Bill Aberdeen recebeu esse nome devido a seu criador: George Hamilton Gordon, o Lord Aberdeen.

Aberdeen era, na época, ministro das relações exteriores da Inglaterra, e idealizou essa lei, que é denominada de Aberdeen Act, em inglês.

Bill Aberdeen: antecedentes históricos

Já no século XVIII, alguns pensadores ingleses passaram a defender, influenciados pelas ideias do movimento iluminista, a abolição da escravidão.

Ainda, na segunda metade do mesmo século, a Inglaterra passa pela Primeira Revolução Industrial, que impulsiona a produção do país. Com isso, os ingleses necessitavam expandir os próprios mercados consumidores, já que precisavam vender aquilo que era produzido.

Porém, a escravidão se comportava como um problema para esse objetivo, uma vez que os escravos não recebiam salário e, dessa maneira, não podiam comprar.

No início do século XIX, a Inglaterra decreta a abolição da escravidão em suas colônias e passa a pressionar outros países a fazerem o mesmo, incluindo o Brasil.

Assim, no ano de 1831, o Brasil proclama a Lei Feijó, que decretava o fim do tráfico de escravos. Porém, as diretrizes dessa lei nunca foram colocadas em prática e, justamente por isso, ela ficou conhecida como “lei para inglês ver”.

Os ingleses continuaram pressionando o governo brasileiro: essa pressão se consolidaria com a Bill Aberdeen, 14 anos depois.

Bill Aberdeen: consequências

A promulgação da Bill Aberdeen provocou uma série de protestos entre os traficantes de escravos, uma vez que a Inglaterra chegou, até mesmo, a invadir águas do Brasil para aprisionar navios.

Ainda, a lei foi a responsável por consolidar a pressão sobre o governo brasileiro para que fosse decretada a abolição da escravidão. A Bill Aberdeen influenciaria, por exemplo, a criação da Lei Eusébio de Queirós, no ano de 1850.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.