Estados registram atraso em distribuição de provas do Saeb

Em meio a crise no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), estados registram atraso na distribuição das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas públicas do país. 

De acordo com o cronograma deste ano, a aplicação das provas do Saeb estava prevista para começar na última segunda-feira (8). No entanto, pelo menos sete estados ainda não receberam os exames para aplicar o Saeb 2021.

O Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela realização de diversas avaliações de nível nacional, como o Saeb e o Enem. Nesta semana, o órgão recebeu pedidos de demissão de mais de 30 servidores, que apontaram como motivo para a demissão conjunta a “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima”.

Apesar de o MEC afirmar que a realização dos exames não seria afetada pelos pedidos de demissão, parte dos funcionários atuavam diretamente com questões operacionais do Saeb e do Enem. 

De acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, não haviam recebido as provas até a data de início do Saeb os seguintes estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Há previsão de que as provas cheguem até a próxima sexta-feira, dia 12 de novembro, para alguns estados. No entanto, Espírito Santo e Rio Grande do Norte só devem receber as provas no dia 22 de novembro.

O jornal entrou em contato com o MEC para questionar o motivo do atraso, mas a pasta não se pronunciou.

Confira aqui detalhes sobre o Saeb 2021.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC abriu o período de adesão das instituições de ensino ao SiSU 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.