A importância do cinema na educação antirracista 

Assistir e debater documentários, filmes e séries com a temática antirracista é uma ferramenta potente para uma educação livre da discriminação racial. 

É com este compromisso que a Tamanduá Edu, plataforma de filmes na escola e o Instituto Singularidades, instituição de ensino especializada em formação de professores, firmaram uma parceria para debater o racismo na educação e na sociedade brasileira.

Nesta sexta-feira, dia 12, às 16h, um debate ao vivo com lideranças da educação antirracista vai discutir o tema a partir de filmes, séries e documentários. Será no youtube do Canal Curta! https: www.youtube.com/canalcurta

O encontro terá as participações das professoras: 

  • Waldette Tristão, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e formadora de gestores e professores para uma educação antirracista; 
  • Denise Rampazzo, doutoranda em Educação na Unifesp, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP e formadora de professoras;  
  • Dayse Ramos, mestre em Letras pela USP e doutoranda em Educação pela PUC.

Além deste debate, a Tamanduá Edu criou o especial Consciência Negra – Educação Antirracista, na qual os professores cadastrados na plataforma poderão assistir gratuitamente 12 filmes, séries e documentários sobre o tema, até o dia 21/11. 

Confira em https://tamandua.tv.br/escolas/colecoes/educacao-antirracista1 ou https://www.youtube.com/watch?v=42qXWSWNcPQ

Produções do especial Consciência Negra – Educação Antirracista

Djamila Ribeiro 

A escritora e mestre em filosofia política pela Unifesp explica o que é racismo estrutural, o conceito de lugar de fala, o medo do feminismo negro e o assassinato de George Floyd.

Favela é Moda 

Produção revela a força estética e política de jovens negros das periferias do Rio de Janeiro em busca de realização pessoal no mundo da moda. O filme acompanha o desenvolvimento de modelos de uma agência que tenta reverter o cenário de sub-representação dos corpos negros e fora do padrão estabelecidos na moda.

A Batalha do Passinho 

Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos.

Àkàrà, no fogo da intolerância 

A partir da conflitante realidade do Acarajé, prato tradicional da culinária afro-brasileira, documentário mostra a luta contra a intolerância que atinge as religiões de matriz africana e como está sendo conduzida a política governamental no Brasil.

Libertem Angela Davis 

Retrata a vida da jovem professora universitária norte-americana que lutou na defesa dos direitos humanos e tornou-se a mulher mais caçada pelo FBI.

Palmares eterno 

Documentário mostra como Palmares foi atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência cai a Cerca Real do Macaco. Zumbi foge com alguns fiéis para morrer dois anos mais tarde vítima de uma traição. A memória de Palmares segue viva, inspirando gerações de brasileiros a lutarem por um mundo de liberdade e dignidade.

Sobre sonhos e liberdade 

O apagamento do protagonismo negro desde a libertação dos escravizados até os dias de hoje.

A última abolição 

Aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava e o papel das mulheres negras na resistência até os dias de hoje.

Martin Luther King: um homem marcado 

Como um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros no mundo, com um discurso de não violência e de amor ao próximo, impulsionou mudanças nos Estados Unidos. Até hoje a suspeita de algum envolvimento do governo no assassinato do líder.

Mandela: Em Nome da Liberdade 

Quem é o homem por trás da lenda? Nelson Mandela é um ícone. Um herói. Um símbolo. Uma inspiração. Poucos líderes mundiais podem ser responsabilizados por seu esforço verdadeiramente histórico. Uma vida politicamente excepcional em contraste com uma vida pessoal pontuada de tragédia e fracassos.

Born Free: Filhos da Revolução 

Celebrando os 20 anos do fim do apartheid e a eleição de Nelson Mandela, primeiro presidente negro de uma África do Sul democrática, o país voltou às urnas em 2014 para escolher um novo líder. Eleitores que votariam pela primeira vez, a geração “Born Free”.

Toque o Céu 

Episódio mostra os EUA do furacão Katrina ao Governo Obama: como o Estado lida com os corpos negros?

Fonte: Assessoria de Imprensa

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Consciência Negra: História e obras de Machado de Assis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.