Estado Novo: 3 tópicos que vão estar na sua prova!

Tópicos muito importantes!

Estado Novo: 3 tópicos extremamente importantes

O termo “Estado Novo” se refere à um período extremamente importante da Era Vargas, fase da história do Brasil em que Getúlio Vargas esteve no poder.

O tema é extremamente importante e, dessa maneira, não é de se surpreender que perguntas sobre aspectos do Estado Novo apareçam com frequência nas principais provas do país. 

Assim, para que você se prepare melhor, o texto de hoje trouxe um resumo com 3 tópicos sobre o Estado Novo que serão cobrados nas suas provas. Confira!

A política externa do Estado Novo

Em relação à política externa, Getúlio Vargas tomou decisões ambíguas. Isso porque, o seu governo oscilou entre apoio aos Aliados e apoio ao Eixo durante a Segunda Guerra Mundial.

No início, o Brasil estava ao lado do Eixo, composto por Itália, Japão e Alemanha. Porém, quando Getúlio conseguiu recursos americanos para investir na economia brasileira e em obras de grande porte, o seu governo passou a apoiar os Aliados, grupo do qual os EUA faziam parte.

Devemos destacar que essa atitude criou uma grande contradição entre a política externa e a política interna do Estado Novo. Isso porque, ao mesmo tempo em que o Brasil lutava contra os grupos autoritários do Eixo, o país vivia uma ditadura interna.

A polícia secreta

Você sabia que o Estado Novo possuía uma polícia secreta?

Isso mesmo. A polícia secreta de Vargas tinha como objetivo perseguir todos aqueles que fizessem oposição ao regime.

Os departamentos

Diversos departamentos e órgãos foram criados durante o Estado Novo. Dentre eles, podemos destacar o DIP, ou seja, o “departamento de imprensa e propaganda” e o DASP, ou seja, o “departamento administrativo do serviço público”.

Devemos destacar que o DIP adquiriu um papel fundamental na realização da propaganda do Estado Novo e também na censura dos meios de comunicação existentes na época.

Uma nova constituição

No ano de 1937, já no Estado Novo, uma nova constituição foi outorgada: a Constituição Polaca. A Carta recebeu esse nome pois foi baseada no autoritarismo da Polônia.

Dentre muitas diretrizes, a Constituição de 37 foi responsável por nomear interventores para cada um dos estados brasileiros e por fechar todos os três poderes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.