Abolição da Escravidão: como cai no vestibular?

Descubra!

Abolição da Escravidão: análise de questão vestibular

Os vestibulares abordam com grande frequência diversos tópicos da história do Brasil. Porém, alguns deles se destacam: é o caso do processo de abolição da escravidão no país.

Dessa maneira, para que você saiba como o tema é abordado nos vestibulares do país, o texto de hoje trouxe a análise e o comentário de uma questão sobre a abolição da escravidão.

Abolição da Escravidão: questão

(UFJF – 2016) Dentre os países do continente americano o Brasil foi o último país a acabar com a escravidão em seu território. Até a assinatura do último decreto que libertava definitivamente a escravidão todo um longo percurso foi trilhado, tanto do ponto de vista legal, como dos próprios movimentos sociais, interessados no fim do regime escravocrata. Observe a sucessão das leis decretadas no século XIX:

1850 – Lei Eusébio de Queirós

1871 – Lei do Ventre Livre

1885 – Lei dos Sexagenários

1888 – Lei Áurea

Com base nessas informações e em seus conhecimentos, responda ao que se pede:

  1. A Lei Eusébio de Queirós proibiu definitivamente o tráfico atlântico de escravos. Com o fim da oferta de escravos africanos, proprietários escravistas no Brasil buscaram outras formas de reposição da mão de obra. Explique DUAS alternativas utilizadas para dar continuidade à exploração escravista.
  2. A abolição da escravidão no Brasil foi o coroamento de uma política de gabinete, ou seja, ela foi fruto da ação isolada de deputados e senadores do Império do Brasil. Você concorda com essa afirmativa? Explique sua resposta:

Análise:

A questão aborda tópicos muito importantes e que estão relacionados ao processo de abolição da escravidão no Brasil.

Possível resposta para a alternativa A: Com o objetivo de dar continuidade à exploração escravista, os proprietários adotaram diferentes medidas. Dentre elas, podemos citar o tráfico interno, ou seja, que acontecia dentro das províncias brasileiras, e o tráfico ilegal, que acontecia mesmo com as proibições e com a fiscalização da Inglaterra.

Possível resposta para a alternativa B:  Não. Isso porque, podemos afirmar que a abolição da escravidão no Brasil aconteceu devido à pressão da Inglaterra, que acontecia desde o início do século XIX. Dessa maneira, podemos afirmar que o papel da família real brasileira, representada por D. Pedro II e pela princesa Isabel, foi muito mais importante para a consolidação da abolição do que o papel de deputados e senadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.