Espanha quer que empregados trabalhem quatro dias por semana

Um projeto piloto na Espanha quer experimentar como seria a jornada de trabalho com apenas quatro dias por semana. De acordo com o projeto, os trabalhadores teriam portanto três dias de folga, que poderiam cair no final de semana ou não.

A ideia do projeto é de fato saber se a produtividade desses trabalhadores iria aumentar, diminuir ou ficar igual aos dados de agora. Os idealizadores da proposta dizem que a diminuição da jornada aconteceria sem redução proporcional do salário, ou seja, os empregados ganhariam o mesmo.

Em uma primeira visão sobre o tema, muita gente pode acreditar que se as pessoas estão trabalhando menos dias, elas iriam trabalhar menos. No entanto, os pesquisadores acreditam que podem provar que as folgas dariam mais qualidade de vida para esses empregados. Dessa forma, eles se doariam mais ao trabalho nos quatro dias de expediente.

Vale lembrar, no entanto, que tudo isso se trata de um projeto piloto e apenas uma pequena parcela da população espanhola vai participar do experimento. A depender dos resultados, pode ser que o projeto ganhe força e mude as relações trabalhistas na Espanha.

O Brasil também pode seguir pelo mesmo caminho. Especialistas na área de direito trabalhista afirmam que as relações de trabalho tendem a mudar consideravelmente nos próximos anos, sobretudo depois da pandemia do novo coronavírus. E as regras sobre a jornada de trabalho podem acabar sofrendo as principais modificações.

Jornada de Trabalho

No Brasil, a questão da jornada de trabalho é muito clara nas Consolidações das Leis Trabalhistas (CLT). Por esse documento, sabe-se que os brasileiros precisam ter, pelo menos, uma folga a cada sete dias. Essa é portanto uma regra geral que vale para todos os trabalhadores do país.

No entanto, é importante ficar de olho nas condições específicas de cada emprego. Isso porque em alguns casos, as profissões seguem regras de um acordo trabalhista, por exemplo. De toda maneira, o trabalhador tem o direito de receber uma folga pelo menos uma vez por semana.

Essa folga normalmente acontece aos domingos. No entanto, há casos de algumas profissões que podem exigir que o trabalhador vá ao serviço exatamente neste dia. A Secretaria de Trabalho do Governo Federal tem a lista dos trabalhos que podem exigir isso.

Acordos trabalhistas

Recentemente, o Governo Federal anunciou o retorno do projeto de Preservação do Emprego e Renda (BEm). Nesse caso, o empregado e o empregador podem chegar em um acordo de redução de jornada. Só que aí o trabalhador passa a ter uma redução no salário também.

Isso aconteceu durante boa parte do ano de 2020. Isso porque o projeto veio justamente para tentar amenizar o impacto da pandemia nas relações de trabalho. De acordo com o Ministério da Economia, o programa acabou salvando milhares de empregos pelo país.

No Brasil ainda não há um projeto sobre a redução da jornada de trabalho sem uma redução do salário. Isso pode indicar que o país ainda está muito longe de aprovar tal prática. No entanto, o caso da Espanha pode acabar fazendo com que essa lógica mude não só no Brasil, mas em diversos outros países do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.