Como escolher uma pós-graduação?

Para escolher uma pós-graduação é necessário fazer uma análise minuciosa. Não só das instituições, como de si mesmo. Afinal, não dá para escolher um caminho para ser seguido de uma hora para outra, concorda? Precisamos de muita paciência, autoconhecimento e reflexão antes de dar um novo passo em nossa carreira.

Pensando nisso, fizemos este guia com diversas dicas que podem ajudar você nessa autodescoberta. Acompanhe:

Como escolher uma pós-graduação?

Existem alguns passos que podem lhe ajudar a escolher uma pós-graduação. Você pode segui-los se achar interessante, ou buscar outras formas de selecionar a melhor alternativa para você. Veja nossas dicas:

1. Analise o mercado de trabalho

Comece analisando o mercado de trabalho. Com essa análise você poderá descobrir quais áreas estão em crescimento e quais outras estão com grandes oportunidades abertas. Esse tipo de pesquisa exige paciência, já que você deverá ler notícias, estatísticas e até mesmo pesquisar vagas disponíveis.

2. Converse com outros profissionais

Além de pesquisar sobre o mercado de trabalho em si, considere conversar com outros profissionais que já cursaram alguma pós-graduação na sua área de interesse. Eles poderão contar a experiência que tiveram, os resultados que obtiveram e assim por diante.

Quanto mais informações você tiver sobre a carreira que tem interesse, mais fácil será tomar a sua decisão.

3. Pesquise sobre áreas relacionadas à sua

Além de fazer toda a pesquisa e buscar informações com colegas como apontamos no decorrer deste artigo, você também pode se ajudar a escolher uma pós-graduação pesquisando sobre áreas relacionadas à sua.

Às vezes, a grande oportunidade e mudança pode estar em uma área relacionada, e não necessariamente dentro daquela que você acreditava que tinha tudo a ver com quem você é.

Quanto mais você viver novas experiências e conhecer novos ramos, maiores serão as chances de você conseguir ter segurança na hora de selecionar a sua pós.

4. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento sempre será uma poderosa ferramenta para as pessoas. Quando passamos a entender melhor quem somos, descobrimos nossos gostos e o que nos desagrada, tendemos a enxergar melhor o mundo em nossa volta.

Além disso, aprendemos sobre os nossos limites, medos, defeitos e qualidades. Tudo isso pode ajudar a reconhecer o que realmente faz sentido para as nossas vidas.

Inclusive, a psicoterapia pode ser uma boa ferramenta de autoconhecimento. Você poderá conhecer e reconhecer traços pessoais que talvez nem sabia que tinha. Assim como poderá deixar “conhecimentos”, que tinha sobre si, de lado, ao conhecer novas vertentes sobre quem você realmente é.

Tudo isso pode servir de base na hora de escolher uma pós-graduação com mais coesão.

5. Pesquise sobre as faculdades que ofertam a pós

Por fim, é hora de pesquisar faculdades que ofertam a pós que você mais gostou. Analise a ementa e a grade curricular, avalie as informações da instituição de ensino, converse com ex-alunos, e assim por diante.

Quanto mais informações você tiver sobre a instituição e sua metodologia, maiores e melhores poderão ser os seus resultados. Faça essa análise e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.