Escolas das redes públicas definem calendário e modelo de aulas em 2021

Em todo o país, escolas das redes públicas de ensino começam a se preparar para a volta às aulas. Assim, as redes têm estabelecido o calendário do ano letivo de 2021, além do modelo de ensino. As datas estabelecidas para início e término do ano letivo variam, bem como o modelo adotado.

Enquanto parte das redes deve seguir apenas com o ensino remoto, devido à pandemia da covid-19, outra parte já ensaia a adoção do modelo híbrido, com aulas presenciais e aulas remotas, com a rotatividade de alunos.

Estados retomam as aulas em fevereiro e março

O estado de Goiás foi o primeiro a dar início ao ano letivo de 2021, em janeiro, mas optou pelo ensino remoto. Em São Paulo, as escolas particulares puderam reabrir na primeira semana de fevereiro, enquanto as estaduais tiveram liberação para ofertar aulas presenciais a partir do dia 8 de fevereiro.

Ao todo, redes públicas de 15 estados estabeleceram o início do ano letivo para este mês de fevereiro. Desse modo, além de São Paulo, retomam as aulas neste mês os seguintes estados: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins.

Apenas a Bahia não divulgou uma previsão para a volta às aulas na rede estadual de ensino. Os demais estados, incluindo o Distrito Federal, indicaram início das aulas em março.

A situação nas escolas das redes públicas municipais também varia de acordo com a situação da pandemia em cada localidade. Conforme Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), há uma tendência pela oferta de aulas presenciais, ainda que para apenas uma parte do alunado. “Há uma sensação muito forte da necessidade da volta presencial. Todo mundo se pergunta como vai ser a volta, mas hoje, apesar do medo, é forte o consenso da volta”, afirmou Garcia.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.