Erros que podem zerar sua redação

A prova de redação é uma das partes mais importantes do vestibular e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e um dos critérios mais importantes para a avaliação é a adequação ao tema proposto e a capacidade de argumentação do candidato. No entanto, existem alguns erros comuns que podem levar à anulação da redação, e é importante estar atento a eles para garantir uma boa nota.

O que não fazer na redação

O primeiro erro que pode levar à anulação da redação é a fuga total ao tema proposto. É importante que o candidato compreenda a proposta da redação e que sua argumentação esteja totalmente voltada para o tema, evitando divagações e tangentes que não estejam diretamente relacionadas com o assunto proposto.

Outro erro comum é a falta de argumentação consistente e fundamentada. É importante que o candidato apresente argumentos sólidos e bem embasados, utilizando exemplos e dados concretos para sustentar suas ideias, pois argumentos baseados em achismos ou informações falsas podem levar à perda de pontos na avaliação.

Além disso, a falta de coesão e coerência também pode levar à anulação da redação. É importante que o texto tenha uma estrutura clara e organizada, com ideias que se conectem de forma lógica e coerente. O estudante deve usar uma linguagem adequada e coesa, com frases bem construídas e sem erros gramaticais. A falta de respeito às normas da língua portuguesa também pode levar à perda de pontos.

Outro erro que pode zerar a redação é a desrespeito aos direitos humanos e à diversidade. É fundamental que o candidato respeite as diferenças culturais, étnicas, religiosas e de gênero, evitando qualquer forma de discriminação ou preconceito em sua argumentação. No caso de bancas de correção como a do Enem, por exemplo, textos que contenham manifestações de intolerância ou de ódio serão desclassificados na hora da correção.

Nesse sentido, para evitar que sua redação seja zerada no vestibular ou no Enem, é necessário prestar atenção ao tema proposto, respeitar o formato exigido, não desrespeitar os direitos humanos, evitar copiar trechos de outras fontes, não fazer propaganda ou propaganda política, não fazer ameaças ou ofensas e escrever de forma legível. Com essas dicas em mente, você terá mais chances de escrever uma boa redação e garantir sua vaga na universidade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.