Erros de gestão de tempo que estão atrapalhando você

Querendo ou não, muitas vezes cometemos erros de gestão de tempo e sequer nos damos conta disso. Por isso, a autoanálise deve fazer parte tanto da nossa rotina de trabalho, quanto da de estudos.

Caso contrário, podemos estar perdendo muito tempo com atividades que em nada agregam, ao invés de focar em nossas prioridades.

Pensando nesse cenário, elaboramos este conteúdo para lhe ajudar a lidar com esse tipo de situação. Continue lendo e saiba mais!

Principais erros de gestão de tempo – Descubra quais são!

Os erros de gestão de tempo podem ser bastante sutis no começo. Muitas vezes, apenas nos damos conta da situação quando o problema já está bastante agravado e a sobrecarga no trabalho surge.

Desse modo, se você quer “fugir” desses erros e viabilizar uma rotina mais organizada e saudável, veja as dicas a seguir:

1. Não aprender a delegar tarefas

Ter dificuldade para delegar tarefas é algo muito “grave” na gestão de tempo. Isso porque você estará sobrecarregando o seu dia com atividades que não necessariamente são interessantes, além de estar se prendendo em pequenas coisas que em nada agregam no longo prazo.

Além disso, é provável que você esteja abrindo mão de outras coisas mais importantes apenas para cumprir com as pequenas tarefas que você não conseguiu delegar. Cuidado!

2. Não ter uma lista de tarefas bem estruturada

Como é a sua vida cotidiana? Você cumpre uma lista de tarefas, ou simplesmente vai fazendo o que aparecer à sua frente? Pense um pouco sobre isso.

Um dos maiores erros de gestão de tempo é justamente “apagar incêndio” o tempo todo, sem sair do lugar. Parece que nada “anda”, nada se mexe. Afinal, como é possível algo andar se você sequer sabe que ele deve sair do lugar?

Por isso, comece a estruturar a sua lista de tarefas diárias.

3. Não saber quais são as suas prioridades

Não ter conhecimento das suas próprias prioridades é outro erro grave. Se você só age no piloto automático, fazendo o que lhe vem à mente, pode ser que grandes prioridades estejam sendo deixadas de lado. E isso pode atrapalhar a organização da sua agenda e, consequentemente, a sua gestão de tempo.

4. Deixar tudo para última hora

Você tem o costume de deixar tudo para cima da hora? Saiba que esse comportamento pode estar lhe impedindo de cumprir as tarefas de uma forma interessante e bem estruturada.

5. Não dividir as tarefas em etapas

Querer cumprir tudo de uma vez também é um dos erros de gestão de tempo. Afinal, você não precisa “matar uma pauta” a cada 1 hora. Dito de outro modo, você pode cumprir as suas tarefas em etapas, para que seja viável uma maior organização de todas as demandas.

Por exemplo: Se você investe um dia inteiro em uma só tarefa, outras tantas se acumulam. E o ciclo se repete sempre, causando exaustão, atrasos, etc.

6. Nunca criar um método

Você tem algum método para as suas tarefas mais repetitivas? Não? É tudo sempre novo na hora de cumprir uma mesma demanda? Pois saiba que a falta de método também é um dos erros de gestão de tempo.

Afinal, ter que pensar em uma nova estratégia, toda vez, é algo desgastante e que toma muito tempo. Lembre-se disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.