Era Paleozoica: aquilo que você precisa saber

Confira!

Era Paleozoica: resumo para ENEM e vestibulares

O termo “Era Paleozoica” é utilizado para definir um período que aconteceu entre cerca de 540 e 240 milhões de anos atrás.

O assunto pode ser abordado com frequência por provas de geografia e de biologia, principalmente dentro do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se manter preparado, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos conferir!

Era Paleozoica: introdução

O período da história da humanidade conhecido como “Era Paleozoica” aconteceu entre cerca de 540 e 240 milhões de anos atrás.

Diversas são as características que conferem importância a esse período. É esse momento, por exemplo, que os animais com alguma forma de concha começam a surgir na Terra, como as tartarugas.

Devemos nos lembrar que a vida no planeta estava extinta a aproximadamente 248 milhões de anos e, a partir desse momento, ela começava a ser renovada com o surgimento de animais com esqueleto externo.

Uma das principais características da Era Paleozoica é o surgimento de muitos tipos de espécies no planeta Terra. Dentre os principais, podemos destacar as cigarras, os piolhos e os besouros.

Era Paleozoica: fases

A Era Paleozoica pode ser dividida em seis fases, conhecidas como “períodos geológicos”. São elas: Ordoviciano, Devoniano, Cambriano, Carbonífero, Permiano e Siluriano. Vamos conhecer, a seguir, mais sobre cada um deles.

Era Paleozoica: Período Ordoviciano

Durante o chamado “período ordoviciano”, que aconteceu entre cerca de 488 e 443 milhões de anos atrás, ocorreu o surgimento das primeiras geleiras de grandes proporções.

Era Paleozoica: Período Devoniano

A segunda fase do período supracitado é conhecida como “período devoniano”, também conhecido como “período devônico”.

Essa fase aconteceu entre 416 e 359 milhões de anos atrás e foi caracterizada pelo surgimento dos primeiros artrópodes na Terra.

Era Paleozoica: Período Carbonífero

O denominado “período carbonífero” aconteceu entre 359 e 299 milhões de anos atrás e pode ser caracterizado pelo surgimento de grandes florestas no planeta Terra.

Era Paleozoica: Período Cambriano

A fase da Era Paleozoica conhecida como “período cambriano” aconteceu entre 542 e 488 milhões de anos atrás e foi caracterizada pelo surgimento de criaturas que possuíam  esqueleto externo.

Era Paleozoica: Período Permiano

Durante o denominado “período permiano”, que aconteceu entre cerca de 299 e 251 milhões de anos atrás, o surgimento de diversos tipos de insetos pôde ser observado.

Era Paleozoica: Período Siluriano

Por fim, o chamado “período siluriano”, que aconteceu entre 443 a 416 milhões de anos atrás, foi caracterizado pelo surgimento de diversos tipos de plantas e animais, algumas das principais variedades de plantas terrestres.    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.