Biologia no ENEM: descubra quais são os tópicos mais cobrados

Biologia no ENEM: descubra aquilo que é mais cobrado

Alcançar um bom desempenho na prova de biologia do ENEM deve ser uma das principais metas daqueles que desejam se sair bem nesse exame. 

Isso porque, a biologia está presente no segundo dia de prova, integrando o chamado grupo das “ciências da natureza”. Esse grupo é composto por química, física e biologia. 

Assim, podemos observar que você irá encontrar cerca de 15 questões de biologia na sua prova do ENEM, o que é uma quantia considerável. 

Para te ajudar, o artigo de hoje separou os tópicos mais cobrados dentro dessa matéria. Vamos ver, a seguir, quais são eles.

Biologia no ENEM: grandes áreas

O ENEM divide os tópicos cobrados dentro da biologia em seis áreas. São elas:

  • Características dos seres vivos
  • Hereditariedade
  • Ecologia
  • Células, moléculas e tecidos
  • Origem da vida e evolução 
  • Qualidade de vida da população humana

Porém, dentro dessas áreas, podemos observar alguns tópicos que aparecem com mais frequência. 

Biologia no ENEM: tópicos mais cobrados

Em primeiro lugar, podemos afirmar que a ecologia lidera o ranking de assuntos mais cobrados dentro da prova de biologia. A ecologia é a parte das ciências biológicas que se ocupa das interações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. Você deverá estudar com muita atenção os fundamentos da ecologia, a organização dos seres vivos, os ecossistemas existentes na Terra e os nichos ecológicos.

Em segundo lugar no ranking, podemos encontrar a genética. Esse tópico é muito amplo, mas procure estudar com mais ênfase a composição do DNA e do RNA, as leis de Mendel, as mutações genéticas e os cariótipos. 

Ainda, podemos afirmar que as teorias evolucionistas são também muito abordadas pelas questões de biologia do ENEM. Procure estudar a fundo as teorias de Darwin e Lamarck, bem como as críticas feitas à elas.

A parasitologia faz parte da lista de temas mais abordados pela prova do ENEM. Normalmente, as questões sobre esse assunto querem que o estudante saiba as principais etapas do ciclo de vida de um determinado parasita e também a doença que é por ele causada. Entre as principais doenças cobradas na prova de biologia, podemos citar: elefantíase, ascaridíase, ascaridíase, malária, dengue e esquistossomose.

Por fim, existem alguns tópicos que, embora sejam menos abordados, devem ser também estudados. São eles: classificação dos seres vivos, embriologia, histologia, organização celular e sistemas do corpo humano. Ainda, a prova do ENEM pode abordar questões sobre o reino vegetal, como o funcionamento das trocas gasosas em plantas, a nutrição e secreção vegetal, os movimentos vegetais e o fotoperiodismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.