Direcione a sua postura na entrevista de emprego dentro da necessidade atual do mercado 

Direcione a sua postura na entrevista de emprego dentro da necessidade atual do mercado. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

É muito importante para o candidato  que conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para que realize uma apresentação de sua trajetória profissional.

Direcione a sua postura na entrevista de emprego dentro da necessidade atual do mercado 

Haja vista que muitos candidatos conceituam a entrevista de emprego como o julgamento de sua personalidade; o que pode fazer com que adotem uma postura de autossabotagem profissional.

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que você direcione a sua trajetória reforçando os seus pontos fortes e alcance seus objetivos profissionais em longo prazo. Por isso, ao conceituar erroneamente a entrevista de emprego como um julgamento pessoal, você pode ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho.

Fale sobre suas qualidades e defeitos de forma natural durante a entrevista de emprego

O mercado de trabalho atual é exigente e complexo. Por isso, é importante que os candidatos demonstrem – cada vez mais – que são habilidosos e resilientes. Sendo assim, a entrevista de emprego é uma oportunidade para que você exponha suas qualidades e demonstre autoconhecimento no que tange aos seus defeitos.

A análise da trajetória profissional do candidato

Para que você se prepare de forma assertiva para participar de um processo seletivo é importante que você destaque os pontos relevantes do seu currículo, falando sobre situações concretas das quais você vivenciou de modo orgânico durante a entrevista de emprego.

Você pode falar sobre sua capacidade analítica; senso de urgência; gestão de pessoas; flexibilidade; adaptabilidade; inovação; condução de reuniões; direcionamento do relacionamento entre a empresa e o cliente; alcance de metas, dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu histórico profissional.

Autoconhecimento profissional

No que se refere aos seus defeitos, é importante que você tenha clareza sobre quais são eles, de modo que você possa conduzi-los durante a entrevista de emprego.

Por exemplo, enquanto candidato, é importante que você coloque que se entende como uma pessoa tímida, porém, é relevante que informe o seu desejo de realizar um curso para expandir a sua comunicação.

Além dos fatores relacionados à sua trajetória profissional, na condição de candidato, você deve direcionar uma postura participativa durante o processo seletivo.

O seu comportamento transmite uma mensagem durante o processo seletivo

Sendo assim, procure chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego; bem como, não deixe objetos no seu colo; mantenha seus braços cruzados; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual (sem excessos) com o profissional de recrutamento e seleção.

Certamente, todos os pontos citados são adaptáveis, ao passo que são relevantes para que você coloque a sua postura de forma positiva durante a entrevista de emprego e evite adotar uma postura negativa, dentro da necessidade do mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.