Entrevista de emprego: torne o processo seletivo eficiente

É importante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionar a sua carreira profissional. Veja dicas!

É muito importante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionar a sua carreira profissional. Por isso, o candidato deve ter atenção plena aos seus gestos e ao seu tom de voz para direcionar a sua postura e narrativa.

Entrevista de emprego: torne o processo seletivo eficiente e produtivo

A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para uma apresentação profissional. Por isso, é importante que o candidato adote uma postura positiva e participativa, evitando a autossabotagem profissional. Enquanto candidato, é importante que você aprofunde o seu conhecimento sobre seu próprio currículo, destacando de modo orgânicos os pontos principais de sua carreira.

Conheça seus defeitos e suas qualidades

Durante uma entrevista de emprego é comum que o candidato tenha de responder aos questionamentos sobre seus defeitos e qualidades. Por isso, é viável que você direcione seus defeitos de modo resolutivo, apresentando uma solução. Ademais, destaque suas qualidades de modo orgânico, destacando situações que possam exemplificar seus pontos positivos.

Apresente solução para cada apontamento negativo

Por exemplo, você pode informar que se entende uma pessoa tímida, porém, está em vias de realizar um curso de teatro. Dessa forma, estará apresentando uma solução imediata para uma situação que pode ser negativa dentro do ambiente de trabalho.

Destaque suas experiências profissionais anteriores

Por outro lado, você pode identificar seus pontos positivos na sua rotina, falando sobre sua criatividade; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; senso de urgência; capacidade para construir o relacionamento entre cliente e a marca; inovação; criatividade; controles diversos; acompanhamentos de projetos, dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.

Adote uma postura positiva e assertiva

A sua postura deve acompanhar uma narrativa objetiva. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; mantenha contato visual com a gestão do processo; destaque positivamente suas respostas; não deixe bolsas no seu colo; evite gesticular em excesso e não desvie o foco da pergunta que foi feita a você.

Analise a cultura da empresa e a compatibilidade da vaga

Conhecer a cultura da empresa também é um fator relevante para o candidato. Sendo assim, faça uma análise do site da organização e saiba quais são os seus valores e sua trajetória. Dessa forma, estará tornando o processo seletivo mais eficiente e a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção, genuína.

Além disso, você torna viável a análise sobre a compatibilidade da vaga, já que essa avaliação precisa ser feita por todos os envolvidos para que a contratação se torne um processo eficiente e produtivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.