Entrevista de emprego: tenha uma postura assertiva de maneira natural – veja dicas 

Uma entrevista de emprego requer que o candidato tenha uma postura assertiva de maneira natural. Confira dicas importantes!

 Uma entrevista de emprego pode ser uma oportunidade de alcançar seus objetivos profissionais. No entanto, é uma situação que requer um direcionamento por parte do candidato. 

Entrevista de emprego: tenha uma postura assertiva de maneira natural – veja dicas 

Através do direcionamento pessoal, é possível que o candidato demonstre a sua capacidade para ocupar a vaga em questão de forma orgânica. Para isso é de extrema relevância que o candidato se comporte estrategicamente, direcionando o fluxo da entrevista de emprego de maneira orgânica, demonstrando assertividade em sua postura e narrativa.

Pontos referentes à sua postura corporal

Na posição de candidato, é fundamental que conceitue a sua postura como uma composição de gestos, falas e direcionamento do seu comportamento. Visto que muitos fatores compõem uma postura assertiva e direcionada. Sendo assim, é importante que:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  •  Se atente para não gesticular excessivamente;
  • Mantenha o seu foco para responder às perguntas de maneira assertiva;
  •  Mantenha contato visual com o seu entrevistador de forma natural;
  • Caso participe de uma entrevista de emprego em grupo, não interrompa os demais candidatos, bem como não interrompa o entrevistador;
  •  Além disso, não prolongue a sua narrativa;
  • É de extrema importância que respeite a ordem cronológica dos fatos referentes a sua trajetória profissional;
  •  Conheça seus pontos positivos e os pontos negativos; dentre outros fatores inerentes à uma situação de avaliação.

A postura do candidato é multifatorial

Conforme visto, são muitos os fatores que compõem a postura de um candidato durante a entrevista de emprego, ao passo que  muitos desses fatores são intangíveis, sendo assim, é importante trabalhar a sua percepção.

Pontos fortes e pontos de melhoria

É importante que o candidato conheça os pontos fortes de sua trajetória para que possa levar para entrevista de emprego resultados de projetos, reuniões, implementações, sugestões e melhorias feitas por você em seus empregos anteriores, ainda que sejam resultados de ações indiretas. Além disso, é importante também que conheça seus pontos de melhoria, chamado de ponto fraco durante o processo seletivo.

A cultura da empresa é um direcionamento indireto

Além disso, é importante conhecer a cultura, já que esse fator poderá te preparar de diversas formas. Por exemplo, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma cultura Startup, você poderá se direcionar de uma maneira mais informal.

Entretanto, uma empresa de cultura tradicionalista geralmente requer um comportamento formal. Por isso, esse é um fator relevante e pode ser muito importante para que você saiba como deve se comportar durante a entrevista de emprego, juntamente com os demais pontos citados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.