Entrevista de emprego: saiba o que falar e como se portar, garantindo a sua vaga

Mostre ao recrutador como você pode contribuir

A entrevista de emprego é um momento crucial na vida do candidato. É o momento de se sobressair, ressaltar as suas qualidades e mostrar para o empregador que está apto a trabalhar na empresa. Nesta hora, é essencial saber o que falar e como se portar, de forma a passar uma boa imagem ao recrutador.

A concorrência atualmente é enorme, são vários os candidatos passando pela seleção da empresa. Para conseguir o emprego, o profissional precisa se destacar, mostrando as suas experiências e expertises. É preciso se manter calmo, ser receptivo e objetivo. O entrevistador está ali para avaliá-lo, sendo, portanto, um momento que gera tensão ao candidato.

O fato é que a  ansiedade pode atrapalhar nessas horas. Portanto, é necessário que o candidato a vaga de emprego se mantenha calmo, prestativo. O aspecto psicológico é levado em conta, o comportamento do candidato é levado em consideração, sendo muito importante que ele fale somente o necessário.

Auxílio-taxista: São Paulo enviou dados de quase 70 mil motoristas

Para que o profissional obtenha sucesso na entrevista, ele deve demonstrar confiança e credibilidade. Uma boa dica para se dar bem na avaliação é se preparar antes, até mesmo ensaiando o que irá falar com o entrevistador. Desse modo, ele evita constrangimentos e passa uma boa impressão ao recrutador. Veremos abaixo o que falar e como se portar durante a entrevista de emprego:

1 – Antes da entrevista de emprego, conheça a empresa

Antes de ir para a entrevista, procure por informações sobre ela em seu site, na internet. Desse modo, ao conversar com o entrevistador você pode mostrar a ele que conhece a organização, seu nicho de mercado, sua missão, visão, os produtos e serviços que são comercializados. Demonstre que você tem compatibilidade com a área de atuação do negócio.

2 – Conheça os detalhes relacionados à vaga 

O candidato a vaga deve ter em mente as atribuições do cargo e como ele pode contribuir para o desenvolvimento da empresa. Todavia, sabendo dos detalhes relacionados à vaga, você consegue demonstrar que suas experiências são pertinentes ao cargo. Aponte para o entrevistador seus aspectos positivos e o que precisa melhorar.

UFT inscreve para o Vestibular 2023; veja principais datas

3 – Se conheça melhor

O autoconhecimento é importante, pois lhe dá uma maior confiança na hora da entrevista. Saiba seus pontos fortes e fracos, que precisam ser melhorados. Dessa maneira, você pode contar ao entrevistador, a sua história, de uma maneira mais clara, e ressaltar quais são seus objetivos e planos de carreira.

4 – Mostre suas competências profissionais

É preciso mostrar ao recrutador as suas competências profissionais de uma maneira que seus aspectos positivos tenham destaque. Você pode contar durante a sua entrevista, como conseguiu uma determinada aptidão, fazendo cursos e workshops. Aliás, é uma boa ideia demonstrar sua disposição para o trabalho em equipe e sua colaboração para a empresa.

5 – Explique o porquê de você querer a vaga 

Este é um ponto importante para o entrevistador. Antes de ir para a entrevista, pense bastante a este respeito. O recrutador, de acordo com a sua resposta, irá definir se você é a pessoa certa para a vaga. Procure mostrar que é o candidato mais indicado para atuar na empresa. Em suma, demonstre a sua afinidade com o cargo pretendido.

Auxílio Brasil de R$ 600: veja quem recebe o benefício nesta terça-feira (16)

6 – Experiências anteriores

Durante a entrevista, procure não falar mal de seus empregos anteriores, seus colegas de profissão, seu chefe, seu cargo. Ademais, fale sobre as experiências construtivas que viveu, as soluções que desenvolveu para os problemas da empresa, e como esta experiência te proporcionou uma maior aptidão para o novo cargo pretendido.

7 – Seja honesto na entrevista 

Ressalte sua qualidades, mas seja honesto em relação a seus defeitos. Ninguém é perfeito e você pode apontar para o entrevistador aspectos e características que precisam ser aprimoradas. Cuidado com os clichês, não diga que é perfeccionista e proativo, todo mundo fala isso. Fale que pretende obter um desenvolvimento profissional e que deseja superar qualquer aspecto negativo.

8 – O que não falar durante a entrevista

Fique atento sobre o que não falar ao recrutador durante a entrevista. Não trate de assuntos relacionados à política, não fale gírias e palavrões, não conte piadas, evite falar de preconceitos, sua intimidade, mentiras e sua vida privada. Em conclusão, seja objetivo, procure demonstrar suas qualidades e sua vocação para o cargo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.