Auxílio Taxista começa a ser pago HOJE (16/8); saiba quem tem direito

O Governo Federal paga nesta terça-feira (16) as duas primeiras parcelas do Auxílio Taxista. Cerca de 245 mil taxistas receberão o benefício criado para compensar o aumento dos combustíveis neste ano.

O Governo Federal paga nesta terça-feira (16) as duas primeiras parcelas do Auxílio Taxista. Cerca de 245 mil taxistas receberão o benefício criado para compensar o aumento dos combustíveis neste ano. Como cada parcela equivale a R$ 1 mil, cada motorista receberá R$ 2 mil neste mês.

O benefício será depositado nas contas poupanças digitais do Caixa Tem, o que permitirá ter mais facilidade na hora de movimentar os valores. No entanto, o beneficiário deve movimentar os recursos em até 90 dias após o depósito, caso contrário, o dinheiro voltará à União.

Criado pela Emenda Constitucional que estabeleceu o estado de emergência no país, o Auxílio Taxista será pago até dezembro. O texto também elevou benefícios sociais, como o Auxílio Brasil e o Vale-Gás e criou o Pix Caminhoneiro.

Ainda no dia 30 deste mês, haverá repescagem para o pagamento das duas primeiras parcelas aos taxistas que tiveram o cadastro enviado pelas prefeituras de 5 de agosto até ontem (15). A Dataprev está analisando mais 25 mil cadastros para conceder o benefício.

 

Quem tem direito ao Auxílio Taxista?

Podem receber o benefício os taxistas registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou que tenham alvarás expedido até 31 de maio. Não haverá necessidade de os taxistas solicitarem o auxílio, o trabalho caberá inteiramente às prefeituras.

Neste sentido, vale ressaltar que as prefeituras terão uma nova chance de registrar seus taxistas, entre os dias 20 de agosto e 11 de setembro. Porém, nesse caso, o pagamento começará na terceira parcela, sem direito a valores retroativos.

 

Calendário do Auxílio Taxista

Cadastramento Pagamento
Entre 25 de julho e 2 de agosto 16 de agosto
Entre 5 de agosto e 15 de agosto 30 de agosto
Entre 20 de agosto e 11 de setembro Entre setembro e dezembro

 

Pix Caminhoneiro

Também conhecido como Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro), o Pix Caminhoneiro terá início no dia 9 de agosto e deve contemplar cerca de 900 mil profissionais.

Na primeira rodada, duas parcelas serão pagas de uma só vez, referentes a julho e a agosto. Confira o calendário de distribuição:

 

Calendário do Auxílio Caminhoneiro

Parcela Data de pagamento
09 de agosto
09 de agosto
24 de setembro
22 de outubro
26 de novembro
17 de dezembro
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.