Entrevista de emprego: postura do candidato e cultura da empresa

É muito importante que o candidato se atente à sua postura durante uma entrevista de emprego, bem como, analise a cultura da empresa. Veja dicas!

Dicas para a entrevista de emprego 

Certamente uma entrevista de emprego é uma situação que pode aumentar a ansiedade e deixar o candidato aquém do seu potencial. No entanto, é através da entrevista de emprego que você consegue direcionar a sua carreira profissional.

Sendo assim, é muito importante que você tome atitudes para diminuir a sua ansiedade, fazendo com que suas competências e habilidades sejam mostradas de uma maneira natural. Confira alguns pontos relevantes. 

Postura corporal

Primeiramente, atente-se a sua postura corporal. A postura corporal do candidato é um ponto muito importante na entrevista de emprego. Por isso, é relevante se você se atente a maneira como você se comunica e ao seu gesto.

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Tente eliminar a tensão da sua postura e expressão facial;
  •  Mantenha contato visual com seu entrevistador;
  •  Tenha um firme aperto de aperto de mão e cumprimente a todos os presentes;
  •  Não prolongue  a sua narrativa;
  • Se atenha aos fatos relevantes de sua carreira profissional;
  • Não interrompa o entrevistador e os demais candidatos, caso você esteja em uma entrevista de grupo. 

Entrevista de emprego online 

Caso a sua entrevista ocorra de maneira online, é importante que você mantenha esses cuidados, obviamente de uma forma adaptada. Sendo assim, procure por um ambiente iluminado na sua residência,  bem como, faça uso de fones de ouvido com microfone para tentar isolar o som externo. 

Além disso, tenha uma postura assertiva, tome cuidado com o delay para não interromper o entrevistador e tenha clareza sobre os pontos fortes de sua trajetória profissional.

Cultura da empresa

A cultura da empresa é outro ponto relevante para que você aumente suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego, já que uma empresa que possui uma cultura aberta, como uma Startup, permite que você se vista de uma maneira mais casual. Bem como, permite que você utilize uma linguagem mais informal. 

Entretanto, uma empresa tradicionalista requer que você se vista de uma maneira discreta e utilize uma linguagem formal na sua comunicação direta. Dessa forma, ao se atentar a esse ponto, você se prepara melhor e eleva as chances de sucesso. 

Valores e visão 

Além disso, esses fatores são importantes para que você avalie a viabilidade de atuar em uma empresa que seja correlata aos seus valores pessoais, já que o seu trabalho é uma parte importante da sua  rotina. Por isso, é importante que você adapte essas dicas e direcione a sua carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.