Entrevista de emprego: oportunidade para o candidato direcionar sua trajetória profissional

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar sua trajetória profissional. Confira dicas adptáveis e relevantes!

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para alcançar os seus objetivos de carreira. Dessa forma, ele evita adotar uma postura de autossabotagem profissional, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: oportunidade para o candidato direcionar sua trajetória profissional

A postura do candidato é composta por sua narrativa e comportamento, por isso, uma postura autossabotadora pode ocorrer de maneira indireta. O nervosismo é uma situação comum em uma situação de avaliação, entretanto, para que o candidato não prejudique seu resultado durante a entrevista de emprego, ele deve estudar o seu próprio currículo de maneira aprofundada e prestar atenção plena aos seus gestos e ao seu tom de voz.

Destaque sua experiência profissional

A entrevista de emprego é uma oportunidade de apresentação. Sendo assim, verifique sua trajetória profissional e analise quais foram as situações que podem ser citadas para validar seus pontos fortes.

Fale sobre sua proatividade; gestão de pessoas; facilidade para lidar pressão; alcance de metas; condução de treinamentos; acompanhamento de reuniões; construção do relacionamento entre a marca e o cliente etc.

Apresente soluções para os seus pontos fracos

Por outro lado, o candidato também deve direcionar seus pontos fracos. No entanto, é importante que fale de forma sucinta sobre seus defeitos e apresente soluções.

Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento em um sistema específico, porém, já está realizando cotações com algumas instituições. Ou ainda, pode falar sobre uma característica de sua personalidade, por exemplo, pode se colocar como uma pessoa tímida. Porém, é relevante que informe que deseja realizar algum curso para expandir a sua comunicação, como um curso de teatro.

Adote uma postura positiva e participativa de forma orgânica

Além disso, a sua postura deve corroborar a sua narrativa. Sendo assim, controle o seu tom de voz; trabalhe a sua respiração; tenha atenção plena aos seus gestos e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo.

Não cruze os seus braços; não deixe objetos no seu colo; tenha foco e assertividade nas suas respostas; tenha cuidado para não interromper os demais participantes ou entrevistador; faça perguntas objetivas; evite gesticular excessivamente etc.

Faça adaptações e evite ficar aquém do seu potencial profissional

Certamente esses pontos são adaptáveis, ao passo que são de grande valia para que o candidato direcione a sua  apresentação para que evite adotar uma postura de autossabotagem profissional durante o processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.