ENEM 2022: Prazo de inscrições termina neste sábado (21/05)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) recebe até este sábado, 21 de maio, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na edição deste ano, os interessados poderão se inscrever nas versões impressa e digital.

Seja como for, todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem confirmar sua participação pela página do participante. O exame será aplicado em todos os estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

Neste ano, o INEP, pela primeira vez, possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). É importante destacar que após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha.

Como fazer a inscrição do ENEM?

O processo de inscrição do Enem é totalmente online, sendo assim, os participantes devem acessar o site do Ministério da Educação (MEC) e preencher o formulário com os dados solicitados (CPF e data de nascimento). Em seguida, a página deve redirecionar o usuário para que sejam preenchidas outras informações como o endereço, RG e filiação.

Após preencher todos os dados pessoais solicitados, os estudantes devem escolher a língua estrangeira de preferência (Inglês ou espanhol) e a cidade onde desejam realizar o exame. Nesse momento também deverá ser sinalizado se existe a necessidade de algum atendimento especializado. Por fim, o usuário deve cadastrar uma senha para acessar o portal do candidato.

Provas

A aplicação das provas do Enem 2022 estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro deste ano. De acordo com o Inep, as provas do exame (versão digital e impressa) serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Não há limite de inscrições para a versão impressa do Enem, mas para a versão digital o Inep oferta somente 101.100 vagas. No momento da inscrição, os candidatos devem indicar a versão desejada e a opção de língua estrangeira para a prova: inglês ou espanhol.

O Inep deve liberar o acesso ao cartão de confirmação de inscrição em outubro. No documento, os estudantes poderão conferir informações como local e horários das provas, entre outros.

Por último, vale destacar que pela primeira vez na história o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. Por outro lado, o candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.

Veja mais informações no edital do Enem 2022 e no edital da versão digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.