Entrevista de emprego: oportunidade de direcionar sua postura e narrativa 

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade ide apresentar a sua trajetória. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade importante de apresentar a sua trajetória profissional, direcionando a sua carreira em longo prazo.

Entrevista de emprego: oportunidade de direcionar sua postura e narrativa 

É importante que o candidato saiba quais são os seus pontos fortes para que possa direcioná-los; bem como, o candidato deve saber quais são os seus pontos fracos para que possa apresentar soluções.

Dessa forma, o candidato torna a sua apresentação feita durante a entrevista de emprego mais orgânica e viabiliza uma avaliação genuína da parte do profissional de recrutamento e seleção.

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o currículo do candidato seja explorado pessoalmente de maneira positiva e objetiva. Por isso, é importante que o candidato trabalhe a sua postura, de modo que o nervosismo não domine o seu comportamento.

Uma vez que ao, se deixar dominar pela ansiedade da situação de avaliação, o candidato tende a adotar uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Destaque sua trajetória profissional

É possível levar situações concretas para a entrevista de emprego, destacando os seus pontos relevantes em seus empregos anteriores, tais como a sua proatividade; gestão de pessoas; facilidade para trabalhar em equipe; condução de reuniões; direcionamento de projetos; adaptação estratégica; facilidade para lidar com situações externas; dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.

Por outro lado, é válido para o candidato selecionar seus pontos negativos de maneira objetiva. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego soluções para cada ponto negativo apresentado.

Pontos fracos e soluções

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque o seu desejo de estudar teatro. Ou ainda, ao informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema utilizado dentro de sua área de atuação, destaque que já está realizando cotações com instituições específicas.

Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade profissional; o que é avaliado de forma indireta, juntamente com os demais pontos durante o processo de recrutamento e seleção.

Postura

A sua postura deve corroborar a sua narrativa. Por isso, é importante que adote uma postura participativa, evitando cruzar braços e pernas; falando de maneira calma e tranquila; destacando a sua proatividade e o seu senso de urgência.

Caso seja possível, não se atrase, não deixe objetos no seu colo e mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo. Dessa forma, estará se colocando positivamente e elevando suas chances de sucesso profissional em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.