Entrevista de emprego online: a adaptabilidade necessária para empresas e candidatos

A entrevista de emprego online requer adaptabilidade por parte de empresas e candidatos. Confira dicas importantes!

Uma entrevista de emprego online requer o mesmo direcionamento e posicionamento que uma entrevista de emprego presencial. Entretanto, existem alguns pontos que podem fazer diferença no resultado do processo seletivo remoto.

Entrevista de emprego online: a adaptabilidade necessária para empresas e candidatos

Está cada vez mais atual a entrevista de emprego online, sendo um processo que já estava se popularizando antes mesmo do cenário pandêmico. 

Todavia, durante o ano de 2020, essa modalidade tornou-se uma necessidade empresarial, de modo que muitas empresas se adaptaram rapidamente para que pudessem continuar os seus fluxos operacionais e administrativos por meio dessa modalidade de recrutamento e seleção.

Sendo assim, ainda que a entrevista de emprego ocorra de modo faseado, é comum que algumas fases ocorram de maneira online, mesmo que a vaga seja para uma atuação presencial. Por isso, na condição de candidato, existem alguns pontos dos quais você pode se atentar para que consiga se direcionar assertivamente durante uma entrevista de emprego online.

Teste a sua conexão

É importante que você faça testes antes do início da entrevista de emprego. Sendo assim, verifique a sua conexão e teste também o aplicativo que será utilizado para essa comunicação.

Faça anotações

A entrevista de emprego online requer que você faça perguntas objetivas. Por isso, anotar pontos importantes pode ser de grande valia para que você consiga direcionar suas perguntas.

A iluminação e o som requerem atenção

A entrevista de emprego online requer alguns cuidados por parte do candidato no que diz respeito à iluminação e ao som do ambiente. Sendo assim, procure por um local da sua residência no qual você possa se posicionar positivamente, de modo que seu rosto seja bem visto e faça uso de fones de ouvido com microfone. Pois esse é um modo simplificado de realizar um isolamento acústico que é muito importante para a concentração do candidato.

 Cuidado com delay

É comum que muitos candidatos fiquem ansiosos em uma entrevista de emprego online e interrompam o seu entrevistador. No entanto, se atente ao delay, que é aquele atraso na comunicação que geralmente ocorre por conta da tecnologia VoIP.

 Faça uso de suportes

Um detalhe que faz toda a diferença é a utilização de suporte para o seu smartphone ou tablet, já que ao segurar o telefone o candidato tende a cansar o braço e pode perder o foco durante a entrevista de emprego. Por isso, se prepare em várias questões referentes à sua postura, ao ambiente e também faça uso de suportes.

Conheça a sua trajetória profissional

Não menos importante, conheça a sua trajetória profissional, analisando o seu próprio currículo para que você possa se direcionar em uma entrevista de emprego online da mesma forma como você pode se direcionar em uma entrevista de emprego presencial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.