Entrevista de emprego: o direcionamento assertivo do candidato na era digital

O direcionamento assertivo do candidato na era digital é primordial para o resultado positivo da entrevista de emprego. Veja dicas!

É muito importante para o candidato na era digital que consiga se colocar positivamente de maneira ativa durante o processo de recrutamento e seleção. Visto que excelentes profissionais podem ficar aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego.

Entrevista de emprego: o direcionamento assertivo do candidato na era digital

 É importante conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação do seu perfil profissional, e não como uma forma de julgamento, já que esse conceito errôneo pode fazer com que o candidato seja dominado pela ansiedade do momento.

Adote uma postura positiva e participativa

Sendo assim, é aconselhável para o candidato que não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; não deixe objetos no colo; tente chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego; tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver conduzindo a entrevista; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; dentre outros aspectos pertinentes a uma postura positiva.

Fale sobre suas vivências e suas capacidades

Além disso, a sua postura deve ser acompanhada por uma narrativa direcionada. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais, falando sobre sua criatividade; gestão de pessoas; capacidade de inovação; senso de urgência; comprometimento com metas; pontualidade; gestão de processos; facilidade para elaborar e ministrar treinamentos; trabalho sob pressão; proatividade, dentre outras pontos que sejam realistas quanto ao seu perfil profissional.

Analise o seu currículo de forma objetiva

Dessa maneira, é importante que o candidato conheça de maneira aprofundada o seu próprio currículo para que possa responder de forma assertiva questões sobre seus pontos positivos e também sobre seus pontos negativos.

Apresente soluções para seus pontos fracos

No entanto, ao apresentar um defeito, apresente também uma solução. Por exemplo, é importante que o candidato informe que deseja estudar teatro, ao se colocar como uma pessoa tímida; ou pode informar que está em vias de iniciar um curso de Excel, ao informar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento.

A cultura organizacional e seus objetivos

Dessa forma, o candidato demonstra autoconhecimento profissional; o que é muito importante para o mercado de trabalho na era digital. Além dos pontos citados, é importante também que conheça a cultura da empresa.

Sendo assim, visite o site da organização e saiba mais sobre sua trajetória e seus valores. Além disso, poderá se preparar melhor e analisar a compatibilidade da vaga para com seus objetivos profissionais, haja vista que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.