Entrevista de emprego: o candidato deve construir a sua narrativa de forma objetiva

O candidato deve construir a sua narrativa de forma objetiva para destacar a sua trajetória na entrevista de emprego. Veja dicas!

É muito importante considerar a entrevista de emprego como uma oportunidade resolutiva de direcionar a sua carreira profissional em longo prazo.

Entrevista de emprego: o candidato deve construir a sua narrativa de forma objetiva

Por isso, é importante para o candidato destacar o seu potencial de forma assertiva, considerando a necessidade das empresas por profissionais dinâmicos, capacitados e resilientes.

A entrevista de emprego é uma oportunidade para a exploração positiva do seu currículo. Por isso, enquanto candidato, é necessário direcionar o seu comportamento e construir uma narrativa de maneira assertiva e objetiva.

Apresente a sua trajetória de forma direcionada

O profissional que conduz a entrevista de emprego precisa conhecê-lo de forma objetiva. Sendo assim, a condução do seu comportamento funciona como um direcionamento indireto para a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.

É muito importante considerar a entrevista de emprego como uma oportunidade dinâmica de destacar o seu potencial dentro do mercado de trabalho atual. Sendo assim, exemplifique situações vivenciadas por você e destaque sua trajetória de maneira eficiente.

Direcione suas experiências profissionais

Fale sobre situações vivenciadas em seus empregos anteriores de maneira resolutiva. Destaque sua capacidade de lidar com  metas; gerir pessoas; liderar equipes; direcionar processos; acompanhar projetos; otimizar fluxos; implementar sistemas; gerenciar eventos etc.

Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos

É muito importante que fale sobre sua carreira profissional de forma objetiva em diversos aspectos. Principalmente, quando o questionamento for direcionado para seus pontos negativos.

Sendo assim, ao apresentar uma situação que pode ser conceituada como um defeito, apresente a solução de maneira orgânica.

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, é válido ressaltar que pretende realizar um curso de teatro.

Adote uma postura participativa e assertiva

O seu comportamento é fundamental para o devido direcionamento de sua narrativa. Sendo assim, não cruze braços e pernas; controle o tom da sua voz; trabalhe a sua respiração.

Mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; seja assertivo nas suas respostas; não deixe objetos no seu colo e não se atrase.

Analise a cultura organizacional

É viável que o candidato conheça a cultura da empresa para analisar os valores envolvidos dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual, considerando que uma empresa startup possui uma cultura diferente de uma empresa tradicional.

Essa análise é válida para o devido direcionamento dos valores envolvidos, de modo que a contratação seja resolutiva para ambas as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.