Concurso Receita Federal: após polêmica de plágio, banca se pronuncia; confira!

Confira todos os detalhes a seguir

Após o concurso Receita Federal ter sido acusado de plágio, a banca responsável, FGV, se pronunciou e emitiu nota esclarecendo a situação.

O comunicado foi sobre a polêmica das possíveis questões copiadas da prova de Auditor que aconteceu no dia 19 de março.

Declaração da banca sobre plágio no concurso Receita Federal

Em nota, a FGV esclareceu que as questões são de autoria de um professor contratado pela banca e que eventual semelhança se deve à coincidência doutrinária, de texto legislativo e de exemplos corriqueiros utilizados por professores que se dedicam à matéria aduaneira.

Diante disso, a banca deixou claro que não se trata de um erro ou plágio, levando em conta que se tratam de questões de um mesmo professor.

Confira a nota na íntegra:

Concurso Receita Federal: após polêmica de plágio, banca se pronuncia; confira!
FGV fala sobre plágio do concurso Receita Federal. Imagem: FGV

 

Sobre o caso

Candidatos questionaram sobre semelhança de questões de simulados da Faculdade Estácio com as aplicadas na prova de Auditor do concurso Receita Federal.

Inclusive, foi realizado um abaixo-assinado. O documento menciona que as questões plagiadas são da disciplina de Legislação Aduaneira para a carreira de auditor.

No texto ainda pontua: “Não é possível admitir que uma empresa participe de um processo de licitação e não cumpra com sua obrigação, que é elaborar as provas a serem submetidas aos candidatos e não simplesmente copiar provas anteriormente aplicadas”

Foi mencionado que a FGV prometia questões inéditas. Contudo, a banca enviou o contrato na íntegra para comprovar que a afirmação era inverídica

Clique aqui e confira quais foram as questões acusadas de plágio.

Candidatos falam sobre concurso Receita Federal

O concurso Receita aconteceu em um domingo, 19 de março. As vagas foram para auditor ou analista e os candidatos responderam a uma prova com nível elevado.

As provas aconteceram em dois turnos, sendo a primeira, às 08 horas e a segunda, às 19 horas. Ao todo, foram nove horas de prova, somando Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Específicos e prova discursiva. De acordo com levantamentos, foram 154 mil inscritos. As avaliações aconteceram em todo o Brasil.

Os candidatos reclamaram sobre o longo período das provas do concurso Receita Federal, por ser extensa, exigiu muita tranquilidade, preparo e paciência.

Pelas redes sociais, as pessoas que realizaram as provas disseram: “Concurso da Receita mais tarde, 9h de prova, passei a noite inteira acordado, não consegui dormir absolutamente nada, seja o que Deus quiser”

Outros chegaram a brincar sobre a situação: “pq Deus resolvi inventar de fazer a prova da receita federal??? onde eu estava com a cabeça? dia inteiro de prova só posso ser doida mesmo”.

Prova do concurso Receita Federal extensa

Sobre o tamanho da prova do concurso Receita Federal, uma candidato disse: “Os textos foram muitos bem escolhidos. A FGV tem uma mania de colocar textos longos e cansativos, e depois pede a interpretação de todos. Dessa vez, escolheu trabalhar com fragmentos, o que achei bem interessante, porém as questões foram bem complicadas”

Alguns candidatos chegaram até a pontuar que foi a prova mais difícil que fizeram. As disciplinas também foram temas falados pelos concurseiros. Entre os comentários ditos foram:

  • Raciocínio Lógico e Matemático teve de tudo, menos chance de raciocínio”;
  • “Complicada”;
  • “Prova super cansativa, estilo Enem”;
  • Dificílima”;
  • “Inglês cobrou conhecimento em qual língua?”
  • “Foi só fumo essa prova”;
  • “Matemática, Estatística e Fluência em dados bem difíceis. As demais na média da FGV”;
  • “Só saia lágrimas”.

Professores comentam sobre o concurso Receita

Sobre o nível de dificuldade das provas do concurso Receita Federal, os professores destacaram que as avaliações no turno matutino foram dentro do esperado.

O segundo turno das provas manteve o nível e a FGV, banca organizadora, cumpriu o que realmente faz. “A prova da Receita Federal estava bem fácil para quem é de contabilidade, da análise de dados ou de TI. Para mim, estava na língua dos anjos”, disse uma candidata.

No twitter, uma candidata disse: “A prova da tarde da Receita me deixou tão destruída mentalmente que nem fiquei para levar a prova. Só queria sair daquela sala“.

Contudo, mesmo diante de inúmeras reclamações, outros candidatos disseram que a prova do concurso Receita foi justa e que a banca fez o esperado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.