Entrevista de emprego: não desfoque de sua trajetória profissional

Entrevista de emprego: não desfoque de sua trajetória profissional durante o processo seeltivo. Confira algumas dicas para o candidato!

Muitos fatores impactam no resultado de uma entrevista de emprego, no entanto, o diferencial pode ser a postura do candidato. Por isso, é importante que o candidato transmita uma mensagem positiva por meio da sua linguagem não verbal.

Entrevista de emprego: não desfoque de sua trajetória profissional

Sendo assim, é pertinente que se adapte ao ambiente e não esconda o seu potencial dentro do mercado de trabalho. Para isso, é necessário que o candidato tenha clareza dos seus objetivos e consiga falar sobre sua carreira de modo natural.

Conheça os pontos fortes de sua carreira profissional

É importante que conheça os pontos fortes de sua carreira profissional,  de modo que consiga levar para a entrevista de emprego resultados assertivos sobre sugestões e implementações de projetos que tenha feito em seus empregos anteriores.

Conheça seus pontos fracos e apresente soluções

Da mesma maneira, também é relevante que conheça seus pontos fracos para que possa contorná-los através de soluções. Por exemplo, é possível que o candidato relate que se sente uma pessoa tímida, porém, deseja melhorar sua comunicação através de um curso de teatro.

Transmita uma imagem assertiva 

No que diz respeito ao seu comportamento visível, alguns fatores podem ajudar a transmitir uma imagem mais confiante. Por exemplo, não cruze os braços e pernas e mantenha contato visual com o seu entrevistador.

Trabalhe a sua respiração

Não menos importante, evite gesticular excessivamente e controle o seu tom de voz. Entretanto, o controle do seu tom de voz é algo que ocorre naturalmente quando você presta atenção plena à sua própria respiração. Por isso, trabalhar a respiração é um ponto resolutivo para que você consiga transmitir uma imagem profissional, juntamente com os demais fatores.

Além disso, tente chegar um pouco mais cedo do que o horário combinado para a entrevista de emprego, pois esse fato pode te ajudar a se familiarizar com o ambiente, o que é importante para que você se sinta mais à vontade.

Mantenha o foco na sua narrativa em uma entrevista coletiva 

Por fim, caso você participe de uma entrevista de emprego coletiva,  não se guie pela narrativa dos demais candidatos. Visto que são erros que despersonalizam a entrevista, já que, embora todos os presentes em uma entrevista de emprego coletiva possuam a mesma área de atuação, certamente as experiências trazem aprendizados diferentes.

Por isso, é importante que mantenha o foco na construção da sua narrativa, independentemente da maneira como a entrevista de emprego ocorra, se online, presencial ou em grupo. Certamente, esses são pontos importantes para o seu direcionamento profissional no processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.