Entrevista de emprego: mantenha o foco e conheça a cultura da empresa

Muitos fatores impactam o resultado positivo de uma entrevista de emprego. Confira algumas dicas para o candidato!

Muitos fatores impactam o resultado positivo de uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que o candidato tenha foco e disciplina para que possa se direcionar de forma assertiva e alcance uma vaga de emprego que seja correlata ao seus objetivos.

Entrevista de emprego: mantenha o foco e conheça a cultura da empresa

Primeiramente é importante que conceitue a entrevista de emprego como uma conversa, já que é uma maneira de você explorar os pontos inseridos em seu currículo através de uma apresentação. Dessa forma, você poderá diminuir o nervosismo que atrapalha o seu comportamento. A postura corporal do candidato é composta de diversos fatores e muitos deles são intangíveis. 

Sendo assim, é importante que, na condição de candidato, você consiga se atentar a alguns pontos que demonstram nervosismo excessivo para que possa transmitir uma mensagem positiva por meio da sua linguagem não verbal.

Pontos referentes ao seu comportamento

São pontos simples em relação ao seu comportamento que, por muitas vezes, você pode realizar alguns desses movimentos de maneira inconsciente. Por isso, ao prestar atenção plena aos seus movimentos, você conseguirá se direcionar melhor e obter um resultado positivo durante a entrevista de emprego. Controle o seu tom de voz. É muito importante que você tenha um tom de voz firme e calmo, ou seja, não fale com um tom de voz muito elevado, nem muito baixo.

Tenha atenção plena à construção da sua narrativa

Da mesma forma, é importante que você tenha atenção plena à construção da sua narrativa; relatando os fatos de forma que respeite a ordem dos fatos e que responda ao entrevistador de forma objetiva.

É muito comum que os candidatos se percam durante a narrativa e acabem prolongando a entrevista de emprego; o que pode ser desagradável, principalmente em uma entrevista de emprego coletiva.

Além disso, também é importante que você não mantenha os seus braços cruzados. Se for possível, não deixe a bolsa em seu colo, mantenha contato visual com o seu entrevistador, porém, de uma forma natural. 

Caso seja possível, chegue com um pouco de antecedência, já que chegar um pouco antes do horário marcado para a entrevista de emprego pode ser importante para que você se familiarize com o ambiente, trabalhe a sua respiração e se sinta mais confiante para o processo seletivo.

Cultura da empresa

 Além disso, é importante que você mantenha o foco na sua narrativa e conheça a cultura da empresa, já que essa análise irá te ajudar a responder essas perguntas.

Ademais, a cultura da empresa é uma maneira indireta de você se orientar quanto a sua vestimenta. Pois, empresas paternalistas e empresas informais requerem visual e posicionamento diferentes. Por isso, esse conhecimento sobre a cultura pode ser bastante interessante para você aumentar a sua segurança na condição de candidato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.