Currículo: equilíbrio de dados e objetividade profissional 

É muito importante que o seu currículo seja construído de maneira direcionada. Confira dicas importantes para o candidato!

É muito importante que o seu currículo seja construído de maneira direcionada. Dessa forma, você conseguirá atingir seus objetivos de carreira. No entanto, esse direcionamento requer assertividade, já que não há um padrão exato para o currículo, é necessário considerar a sua trajetória profissional e objetividade.

Currículo: equilíbrio de dados e objetividade profissional 

Por exemplo, um currículo voltado para o primeiro emprego é mais sucinto do que o currículo de uma pessoa com muitas experiências. No entanto, uma pessoa que já passou por muitas empresas precisa direcionar essas informações para que o seu currículo não seja descartado logo no início.

Primeiro emprego

Sendo assim, é necessário equilibrar os dados inseridos no currículo. Por exemplo, caso você esteja buscando o primeiro emprego é relevante que faça uma carta de apresentação, colocando suas habilidades, conhecimentos, objetivos e cursos que você tenha concluído até então.

Experiências descontextualizadas

Por outro lado, uma pessoa experiente precisa direcionar o seu currículo para o seu objetivo atual. Ou seja, é necessário que analise a trajetória e verifique a viabilidade das informações.

 Ordem cronológica inversa

Contudo, deve considerar a ordem cronológica inversa. Ou seja, é necessário informar as últimas experiências até as anteriores. Sendo assim, se ao longo da sua carreira você mudou de área e isso já faz muitos anos, esse é um ponto a ser citado numa entrevista de emprego, mas pode não ser pertinente para a construção do seu currículo. Já que em uma conversa durante a entrevista é mais fácil de explicar algumas situações do que pontuar situações descontextualizadas em um currículo.

Objetivo atual

Lembre-se que o currículo é um atrativo para que você receba o convite para uma entrevista de emprego que seja relativa ao seu objetivo atual. Por isso, esse direcionamento deve ocorrer na confecção do documento.

Além disso, a imagem do documento também é muito importante. Verifique se você destacou os dados pessoais e analise se tais dados estão atualizados. Também é relevante que você informe o seu objetivo, já que é um ponto focal do currículo. Bem como, suas experiências profissionais e acadêmicas devem seguir a ordem cronológica inversa, como citamos anteriormente.

Competências e habilidades

Ademais, caso você realize um resumo do seu currículo faça uma relação, ainda que seja indireta, entre as informações do resumo e os pontos citados por você na sua trajetória profissional. Pois é importante que as suas competências e habilidades tenham gerado resultados. Por isso, a construção do currículo requer uma análise sobre fatores tangíveis e intangíveis para que você eleve sua chance de sucesso, considerando a sua objetividade em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.