Entrevista de emprego: lide de forma positiva com a avaliação durante o processo seletivo

Lide de forma positiva com a avaliação durante o processo seletivo. Confira dicas para se direcionar durante a entrevista de emprego!

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para direcionar a sua carreira profissional em longo prazo.

Entrevista de emprego: lide de forma positiva com a avaliação durante o processo seletivo

O profissional de recrutamento e seleção está apto a lidar com o nervosismo do candidato durante o processo seletivo. No entanto, quando o candidato não se coloca de forma positiva, ele prejudica a avaliação feita pela empresa.

Direcione o seu comportamento 

Direcionar o seu próprio comportamento é fundamental para minimizar o nervosismo da situação de avaliação. Visto que a entrevista de emprego é uma etapa necessária para que alcance seus objetivos.

Ter atenção plena ao seu próprio comportamento e estudar o seu próprio currículo são fatores fundamentais para que minimize a ansiedade da situação e torne genuína a avaliação feita pela empresa.

Adote uma postura assertiva e participativa

Sendo assim, é viável para o candidato que não cruze braços e pernas; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo. É relevante que evite gesticular excessivamente durante a construção de sua narrativa.

Chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego e trabalhar a sua respiração também é importante para se colocar de forma orgânica durante o processo seletivo.

Destaque suas experiências profissionais

Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem positivamente sua trajetória profissional, falando sobre o seu senso de urgência; facilidade para lidar com metas; comprometimento com a empresa; gestão de pessoas; customização de indicadores; acompanhamento de processos; elaboração de treinamentos; campanhas motivacionais; atendimento ao cliente; dentre outros aspectos importantes dentro da sua trajetória profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Fale sobre os pontos negativos de maneira resolutiva, ou seja, apresente uma solução para cada situação que requer melhoria. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro.

Ao informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema utilizado dentro da sua área de atuação, destaque que já está realizando cotações com instituições de ensino específicas. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.

Adapte os pontos citados

Portanto, é viável ao candidato destacar os pontos atrativos do seu currículo para que torne a avaliação feita pela empresa genuína, de modo que também possa avaliar a viabilidade da contratação.

Visto que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. Sendo assim, faça as devidas adequações dos pontos citados e não fique aquém do seu potencial profissional no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.