Currículo: construa um documento objetivo e sucinto na era digital

Construa um documento objetivo e sucinto na era digital e direcione a sua carreira profissional. Veja dicas de currículo!

O currículo do candidato deve ser conceituado como um documento que direciona a sua trajetória profissional, por isso, a sua construção deve ser assertiva, objetiva e direcionada.

Currículo: construa um documento objetivo e sucinto na era digital

O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise inicial do seu perfil profissional. Por isso, o seu currículo deve ser objetivo e sucinto para que seja atrativo.

Informações pessoais

Insira suas informações pessoais de forma sucinta, destacando os dados de contato e evite informações excessivas e desnecessárias, como números referentes aos seus documentos pessoais ou dados de filiação, por exemplo.

Objetivo

O seu objetivo deve ser claro e direto. Assim sendo, é possível informar o cargo pretendido dentro da sua área de atuação, destacando a hierarquia atual. Por exemplo: gerente executivo de contas; analista de relacionamento com o cliente; auxiliar de logística; assistente de vendas etc.

Experiência profissional

A descrição referente a sua trajetória profissional deve ser objetiva, no entanto, tenha cuidado para não inserir uma narrativa completa na elaboração do seu currículo.

Visto que o currículo é um documento que será explorado durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, faça apontamentos importantes dentro da sua área de atuação e evite informações confusas. Lembre-se de informar o nome das organizações nas quais trabalhou e o respectivo período.

Trajetória escolar

A descrição da sua escolaridade deve ser objetiva, tal como as demais informações. Informe cursos concluídos, destacando o nome das instituições de ensino e o seu período estudado e/ou previsão de término.

Linkedin

É aconselhável que o  candidato atualize o seu perfil no Linkedin, visto que a plataforma é amplamente utilizada para o recrutamento e seleção de diversas empresas em diferentes segmentos de atuação no mercado atual.

Eleve a visibilidade do seu perfil

Sendo assim, mantenha o seu perfil atualizado e direcione os envios do seu currículo para elevar de forma positiva a visibilidade de sua trajetória profissional. É viável que o candidato preze pela ordem cronológica inversa, priorizando os dados mais atuais. Além disso, faça uma revisão ortográfica e verifique a visualização do documento para que seja agradável e objetiva.

Direcione a sua carreira profissional em longo prazo

Dessa forma, estará construindo um documento profissional sucinto e dinâmico, tal como a necessidade do mercado na era digital. Assim sendo, estará elevando as suas possibilidades de crescimento e direcionando a sua trajetória profissional através da organização das informações de sua carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.