Entrevista de emprego: fatores relevantes para a postura do candidato

Confira alguns fatores relevantes para a postura do candidato durante a entrevista do emprego. Veja mais detalhes!

Dicas para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego

É fundamental o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego. Por isso, confira alguns pontos de atenção para que alcance seus objetivos profissionais. 

A postura corporal do candidato transmite uma mensagem que é repassada ao entrevistador, ainda que seja de forma indireta. Sendo assim, embora não seja algo tão simples, é importante para o candidato que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação, já que a mensagem transmitida pode ser contrária a sua intenção.

Fatores relevantes para a postura do candidato

Sabemos que é comum que o candidato fique nervoso no processo seletivo, porém, é fundamental que haja controle da sua postura, já que por meio de uma postura assertiva, é possível demonstrar suas competências e  habilidades. Uma vez que, ainda que os profissionais de recrutamento e seleção considerem o nervosismo em sua avaliação, o excesso não permite que o candidato se comunique. Por isso, veja alguns fatores relevantes para esta análise:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Bem como, evite gesticular excessivamente;
  • Evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
  • Faça o devido controle do seu tom de voz;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Tenha um firme aperto de mão;
  • Coloque o seu foco nas respostas;
  • Tenha cuidado para não interromper o selecionador.

O sucesso de um candidato em uma entrevista de emprego depende de vários fatores, principalmente no que diz respeito ao posicionamento desse candidato.

Apresente soluções para seus pontos fracos 

Além disso, é relevante que o candidato demonstre o seu potencial de forma direta ou indireta. Sendo assim, ao apresentar um ponto fraco, apresente também uma solução. Dessa forma, poderá se destacar naturalmente e aumentar a chance de sucesso profissional. 

Por exemplo, ao citar que se considera uma pessoa tímida, é importante informar que pretende fazer um curso de teatro para se tornar uma pessoa mais comunicativa.

A postura é multifatorial 

Portanto, é relevante para o candidato se posicionar assertivamente quanto a sua postura corporal. Entretanto, uma postura é composta por diversos fatores, como seus gestos, fala, construção da sua narrativa e a sua maneira de se direcionar.

Analise a sua trajetória 

Sabemos que conhece as informações do seu currículo, porém, faça uma breve análise sobre a sua trajetória. Dessa forma, terá maior clareza sobre os resultados positivos obtidos em seus empregos anteriores, bem como, sobre os seus pontos de melhoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.