Acessibilidade no Android: Gestos do rosto simplificam uso de smartphone

Interruptores de Câmera possibilitam acionar comandos usando o movimento dos olhos e gestos faciais

Recursos de acessibilidade são necessários não apenas para facilitar o uso de aplicativos, mas também para promover experiências mais inclusivas para todas as pessoas. O Google entende essa necessidade e, segundo a empresa, está constantemente aprimorando suas ferramentas para simplificar o uso de smartphones. O mais novo exemplo de Acessibilidade no Android são os Interruptores de Câmera, uma ferramenta que detecta a movimentação dos olhos e gestos faciais para acionar comandos. A empresa ainda anunciou novas atualizações para os aplicativos Lookout e Action Blocks, que já constam entre as ferramentas disponibilizadas pela empresa.

LEIA MAIS: WhatsApp: Android e iOS desatualizados terão app bloqueado

O Google explica que, para pessoas com com alguns tipos de deficiência, nem sempre é possível manusear o smartphone ou utilizar comandos de voz, como o “Ok Google”, pois podem ter a necessidade de suporte de mobilidade, áudio ou visão para navegarem. Pensando dessa forma, ela desenvolveu a nova solução, que permite utilizar o smartphone a partir de gestos faciais e movimentações dos olhos. 

Disponível em 80 idiomas, incluindo o português, os Interruptores de Câmera, associam comandos, como ouvir música, assistir vídeos ou acessar emails a partir dos gestos que o usuário faz captando suas ações pela lente de selfie. As opções de câmera funcionam com seis gestos, incluindo movimentos dos olhos (para cima, para a direita e para a esquerda) e gestos faciais (levantar sobrancelhas, sorrir e abrir a boca). 

Opções de acessibilidade evoluíram com o tempo

Em 2015, o Google já havia lançado o acesso com interruptor para Android, para as pessoas que não conseguem interagir diretamente com o dispositivo poderem navegar com mais facilidade, usando botões adaptáveis chamados interruptores físicos, como teclados e computadores. 

No entanto, com o novo recurso de acesso anunciado, a câmera de cada celular Android pode ser transformada em um botão personalizado que detecta gestos faciais e movimentação dos olhos, permitindo que qualquer pessoa utilize o dispositivo sem o uso das mãos ou voz. 

O Google diz ter ouvido pessoas com diversas deficiências físicas ou com alguma impossibilidade de usar a tela sensível ao toque ou controlar o smartphone com a voz, que as opções de personalização seriam fundamentais para viabilizar mais autonomia no uso dos dispositivos. A novidade permite selecionar por quanto tempo manter um gesto e o tamanho que ele deve alcançar para ser detectado. 

Também é possível atribuir gestos para abrir notificações, voltar para a tela inicial ou pausar a detecção de gestos. Além disso, os interruptores de câmera podem ser usados em conjunto com os interruptores físicos. Confira o vídeo (em inglês) para entender melhor como a função trabalha: 

Novidades para o Lookout e Action Blocks em português

Outra solução lançada no passado para trazer acessibilidade foi o Lookout. Desenvolvido em 2019, o aplicativo do Google usa a inteligência artificial para tornar o mundo físico mais acessível para pessoas cegas ou com baixa visão. Por meio da visão computacional, a ferramenta reconhece objetos, imagens e textos no mundo físico e os anuncia em voz alta – desde a identificação de embalagens de produtos alimentícios até a descrição de objetos e pessoas ao seu redor. 

O modo Documentos, que em 2020 foi introduzido ao recurso para capturar textos, agora também lê textos escritos à mão. Basta apontar a câmera do smartphone para uma anotação que o aplicativo faz a digitalização. 

Já o Action Blocks surgiu para simplificar tarefas como desbloquear um smartphone, fazer uma ligação ou mandar uma mensagem de texto podem ser um grande desafio. A novidade é que o aplicativo, que busca oferecer uma melhor experiência digital para pessoas com deficiências intelectuais, passa a ter uma versão em português. 

Lançado em 2019, o aplicativo tem a função de facilitar o acesso e a realização de tarefas nos smartphones através de atalhos. O aplicativo reúne ícones personalizáveis na tela inicial, possibilitando a realização de uma ação em apenas uma etapa, como por exemplo, enviar uma mensagem pré-definida para um familiar, iniciar uma chamada de vídeo com um amigo, tocar música, ler as notícias do dia, entre outras. Basta tocar em um bloco para acionar a ação correspondente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.