Entrevista de emprego: fatores pertinentes à linguagem corporal e narrativa do candidato

Confira alguns fatores pertinentes à linguagem corporal e narrativa do candidato durante uma entrevista de emprego. Saiba mais!

Muitos fatores impactam no resultado de uma entrevista de emprego para que o candidato consiga demonstrar suas competências,  alcançado uma vaga de emprego que seja compatível com os seus objetivos.

Entrevista de emprego: fatores pertinentes à linguagem corporal e narrativa do candidato

No entanto, uma parte considerável do resultado de uma entrevista de emprego diz respeito ao comportamento do candidato. Por isso, o processo seletivo sofre impactos multifatoriais. Visto que são fatores tangíveis e intangíveis que direcionam o andamento da entrevista.

Direcione a sua postura durante o processo seletivo

Primeiramente, é importante que o candidato tenha clareza de sua necessidade de direcionamento quanto a sua postura. Visto que a linguagem corporal transmite uma mensagem importante, ao passo que essa é composta por aspectos, muitas vezes, inconscientes. Quanto mais consciência o candidato tiver sobre a sua postura, melhores serão as chances de evitar um comportamento autossabotador.

A linguagem não verbal pode gerar um comportamento autossabotador

Por isso, tenha atenção aos seus gestos e a construção da sua narrativa para que você possa evitar transmitir uma ideia de nervosismo. Bem como, procure evitar balançar muitas as pernas e braços e se atente à construção da sua narrativa para evitar gestos desencontrados.

Além disso, a construção da sua narrativa é composta por diversos pontos. Por isso, quanto mais assertividade e autoconhecimento o candidato obtiver, melhores serão as suas respostas. Sendo assim, analise o seu próprio currículo e verifique quais foram as suas reais contribuições anteriores, de modo que você possa levar situações concretas para a entrevista de emprego.

Fale sobre suas habilidades e competências 

Dessa forma, é de grande valia que os candidatos consigam falar sobre suas competências e habilidades, demonstrando ou relatando uma situação na qual é essa competência se encaixa. Além disso, também é pertinente que você conheça seus pontos que requerem melhorias. Já que não existe um profissional perfeito. No entanto, ao apontar um ponto fraco, também leve uma solução.

Aponte soluções de forma objetiva 

Certamente essa postura será positiva, juntamente com todos os outros fatores pertinentes a sua postura corporal. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público. Porém, pretende fazer um curso de teatro, pois você tem consciência de que é necessário, em alguns momentos profissionais, falar para muitas pessoas ou direcionar um treinamento.

Sendo assim, é importante adaptar essas dicas aos seus objetivos de carreira para que você eleve suas chances de sucesso dentro de uma entrevista de emprego, apenas evitando um comportamento autossabotador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.