Entrevista de emprego: fatores intangíveis impactam no sucesso do candidato

Diversos fatores intangíveis impactam no sucesso do candidato durante uma entrevista de emprego. Veja dicas relevantes e adaptáveis!

Obter sucesso na entrevista de emprego é fundamental para o direcionamento da sua carreira. Sendo assim, esse objetivo pode ser alcançado através de alguns pontos de atenção. 

Fatores diversos impactam no resultado de uma entrevista de emprego

São muitos fatores que impactam no resultado obtido por um candidato durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, é primordial demonstrar o seu potencial de forma direta ou indireta durante o processo seletivo.

Fatores intangíveis impactam na entrevista de emprego, sendo assim, esses fatores são referentes à sua postura enquanto candidato. Entretanto, há alguns pontos fundamentais para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial de forma orgânica durante o processo seletivo.

Postura corporal 

A sua postura corporal é composta por diversos fatores intangíveis. No entanto, é possível que o candidato consiga demonstrar o seu potencial, bem como demonstrar o seu conhecimento e habilidade de forma orgânica durante o processo seletivo. 

Dessa maneira, o nervosismo e a ansiedade se tornam fatores perceptíveis durante o processo seletivo, fazendo com que o candidato fique aquém do seu potencial, por isso, esse é um ponto de atenção.

O comportamento do candidato

Uma parte relevante do resultado do candidato está interligada a maneira como ele se direciona no que diz respeito ao seu comportamento na entrevista de emprego. Por isso, esse é um ponto importante e adaptável.

A postura do candidato é um fator composto por diversas vertentes, por isso veja alguns pontos relevantes: 

  • Não cruze braços e pernas;
  • Evite deixar objetos em seu colo;
  • Controle o seu próprio tom de voz;
  •  Analise a construção da sua narrativa, dentre outros fatores particulares. 

Além disso, é muito importante que o candidato busque controlar o seu tom de voz durante a sua narrativa, no entanto, esse controle ocorre naturalmente quando o candidato presta atenção plena às próprias palavras. Caso seja possível, evite colocar objetos em seu colo em posição de defesa e mantenha contato visual com o seu entrevistador.

A cultura da empresa

Outro fator pertinente para o sucesso do candidato em uma entrevista, é a cultura da empresa. Pois conhecer a cultura da organização é muito relevante para o direcionamento do candidato.

Através da análise da cultura da empresa é possível direcionar várias respostas durante o processo seletivo. Além disso, a cultura da empresa pode te direcionar quanto à sua vestimenta. 

Portanto, são diversos fatores que impactam na sua postura durante uma entrevista de emprego, direcionando a sua trajetória profissional, ainda que seja algo resolutivo em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.