Entrevista de emprego: equilíbrio nas informações e postura assertiva

Tenha equilíbrio nas informações e uma postura assertiva durante uma entrevista de emprego. Confira dicas importantes para o candidato!

É muito importante que o candidato se direcione assertivamente durante a entrevista de emprego para que consiga demonstrar suas capacidades dentro do processo seletivo.

Entrevista de emprego: equilíbrio nas informações e postura assertiva

Entretanto, é igualmente comum que muitos profissionais fiquem aquém do seu potencial competitivo dentro do mercado por conta da ansiedade causada por uma situação de avaliação.

Alguns pontos de atenção podem minimizar os efeitos do nervosismo

Todavia, existem alguns pontos de atenção que podem minimizar os efeitos do nervosismo e evitar que o candidato fique aquém do seu potencial; já que a entrevista de emprego é um momento relevante para que consiga se colocar positivamente dentro do mercado.

Você deve analisar vários fatores que correspondem a sua linguagem não verbal

Dessa forma, você deve analisar vários fatores que correspondem a sua linguagem não verbal. Uma vez que todos esses fatores compõem a imagem que será transmitida durante a entrevista de emprego. Porém, um dos desafios dessa análise é o fato de que nem todos os fatores são tangíveis. Já que dentre esses fatores é necessário que você se atente a fatores indiretos.

Postura aberta e participativa

Por exemplo, você pode evitar cruzar braços e pernas; bem como você pode evitar colocar objetos em seu colo, de forma que você consiga manter uma postura aberta e participativa.

Contato visual e postura assertiva

Além disso, mantenha contato visual com o profissional selecionador. Todavia, esse contato visual não pode ser intimidador. Sendo assim, ele deve ser algo natural, ou seja, para que tenha uma postura assertiva e natural é necessário que adquira autoconhecimento para que não se deixe dominar pela ansiedade.

Os resultados e melhorias feitas por você 

Por isso, conhecer a sua própria trajetória profissional é de extrema relevância dentro de uma entrevista de emprego. Sendo assim, esse conhecimento vai além da construção do seu currículo.

É importante que você saiba quais foram os resultados e melhorias feitas por você em sua passagem por seus empregos anteriores. Além disso, também é importante que você conheça seus pontos que requerem melhorias, no entanto, apresente soluções

Autoconhecimento profissional e equilíbrio nas informações

Dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento profissional; capacidade de lidar com os fatores não controláveis através de uma postura natural  e assertiva e uma boa comunicação.

Por isso, tenha equilíbrio nas informações e eleve suas chances de sucesso através de uma postura profissional e natural durante uma entrevista de emprego, por meio dos pontos de atenção citados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.