Currículo: dicas para elaborar o documento profissional de forma coerente e objetiva

Currículo: confira algumas dicas para elaborar o documento profissional de forma coerente e objetiva. Saiba mais!

O currículo é um documento relevante para uma carreira profissional, já que funciona como uma fonte atrativa para que você receba o convite para uma entrevista de emprego que seja do seu real interesse.

Currículo: dicas para elaborar o documento profissional de forma coerente e objetiva

Sendo assim, é um tipo de documento que não deve sair muito do modelo tradicional. No entanto, ele deve ter pontos relevantes para que você consiga direcionar a sua trajetória profissional por meio dessa elaboração.

Dessa forma, é importante que você insira suas informações pessoais; o seu perfil profissional, considerando as empresas anteriores e suas atividades exercidas; as suas informações acadêmicas, bem como, você pode informar dados complementares relevantes para a sua trajetória. Caso deseje, pode inserir uma carta de apresentação.

Visualização, organização e ortografia

O currículo deve ser um documento que possui uma visualização facilitada. Por isso, certifique-se de que as informações inseridas no currículo estejam organizadas, bem como, faça uma análise da ortografia.

Dicas práticas

O que pode ser bastante funcional para a construção do seu currículo é o fato de que você pode analisar esse currículo como se você fosse uma terceira pessoa que possui somente aquelas informações.

Faça os seguintes questionamentos práticos:

  • Está claro qual é o objetivo do candidato?
  • Há coerência entre as informações desenvolvidas no decorrer do currículo  e as atividades exercidas?
  • Há palavras atrativas dentro da área de atuação?

 Claro que essas perguntas são apenas para que você possa ter um maior direcionamento sobre a forma como você irá descrever suas atividades.

Visto que a cultura interfere na maneira como a empresa analisa esses quesitos, no entanto, é importante que você faça uso de palavras pertinentes a sua área de atuação, já que este é um ponto de atração relevante. No entanto, tenha em mente que em uma entrevista de emprego você terá de explorar melhor esse assunto, por isso, insira sempre informações verdadeiras.

Competências e carta de apresentação

Além disso, também é importante que você insira as suas competências e habilidades em uma carta de apresentação. Todavia, essa carta de apresentação deve ter uma relação direta ou indireta com as suas experiências profissionais, sendo esse um dos pontos de coerência na construção do seu currículo.

LinkedIn 

O profissional selecionador irá buscar por esse tipo de ligação. Por isso, é muito importante que você se atente para que possa direcionar o seu currículo, considerando a competitividade do mercado de trabalho atual. Por fim, não menos importante, mantenha seu currículo atualizado em plataformas digitais, o Linkedin é um exemplo de fonte de sucesso para recrutadores e profissionais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.