Entrevista de emprego: o alinhamento entre suas respostas e trajetória profissional

Entrevista de emprego e o alinhamento de suas respostas e trajetória profissional. Confira dicas relevantes e assertivas!

É natural que em uma entrevista de emprego o candidato se sinta pressionado por conta da situação de estar sendo avaliado e fique aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho, por não responder genuinamente às perguntas feitas durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego e o alinhamento de suas respostas e trajetória profissional

 É muito comum que as pessoas não saibam o que responder durante a entrevista de emprego, no entanto, não há uma resposta exata nem uma única opção correta. Sendo assim, o que deve ocorrer, ainda que seja de forma indireta, é uma espécie de alinhamento entre as suas respostas e suas experiências profissionais.

Busque por um equilíbrio através da assertividade analítica de sua experiência profissional

É muito importante que você não minta sobre nenhum tipo de conhecimento ou sobre atividades exercidas em empregos anteriores. Além disso, não omita informações relevantes resumindo a sua narrativa. Todavia, você pode buscar por um equilíbrio através da assertividade analítica de sua experiência profissional.

É possível analisar as suas experiências anteriores e verificar quais foram os resultados obtidos

No entanto, essa análise pode ser feita de maneira bem simplificada. Por exemplo, você pode analisar as suas experiências anteriores e verificar quais foram os resultados obtidos por você, direta ou indiretamente, de modo que você contribuiu para a organização com a sua atuação.

Da mesma forma, você pode avaliar quais foram as lições que você aprendeu, de modo que você tenha clareza sobre os seus pontos de melhoria e o que você faria diferente.

Situações resolutivas e a sua busca por melhorias 

Se possível, leve para uma entrevista de emprego atual, situações anteriores, ao passo que caso você leve algum defeito seu, apresente uma solução. Dessa forma, você estará apresentando, de maneira orgânica, autoconhecimento e autoconfiança, o que é muito relevante para o processo seletivo.

Postura e a mensagem transmitida

 Além disso, também é relevante que você se atente a sua postura, já que essa é outra maneira de transmitir uma mensagem para o seu entrevistador. Por isso, não mantenha os braços cruzados, evite gesticular excessivamente, busque controlar o seu tom de voz, dentre outros aspectos.

Direcione os pontos relevantes pertinentes a sua trajetória profissional 

Certamente não há uma postura exata, assim como não há uma resposta  para que se obtenha sucesso em uma entrevista de emprego. Porém, a sua assertividade se tornará muito mais natural e abrangente através da sua honestidade genuína; por meio do direcionamento de pontos relevantes pertinentes a sua trajetória profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.