Entrevista de emprego: direcione a sua postura de forma positiva no processo seletivo

Direcione a sua postura de forma positiva no processo seletivo. Confira dicas para se apresentar na entrevista de emprego!

A entrevista de emprego é uma oportunidade relevante para o direcionamento da carreira profissional do candidato, por isso, é importante que o candidato tenha atenção plena ao seu próprio comportamento e direcione a sua trajetória profissional.

Entrevista de emprego: direcione a sua postura de forma positiva no processo seletivo

O conceito da entrevista de emprego como uma forma de avaliação, considerando um julgamento pessoal, pode fazer com que o candidato adote uma postura de autossabotagem profissional. Por isso, é importante entender a entrevista de emprego como uma etapa necessária para que alcance o seu objetivo no mercado.

Direcione seus pontos fortes 

Para minimizar a ansiedade da situação de avaliação, o candidato deve conhecer de forma abrangente os seus pontos fracos, direcionando os pontos atrativos do seu currículo. Além disso, o seu direcionamento faz parte da sua postura durante o processo seletivo, sendo relevante que tenha atenção plena ao seu próprio comportamento e controle o seu tom de voz.

Destaque a sua experiência profissional

Leve para a entrevista de emprego situações que reforcem o seu potencial profissional de maneira simplificada. Por exemplo, fale sobre sua capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; otimização de processos; tramitação de projetos; capacidade analítica; administração de pessoal; gestão de eventos; campanhas motivacionais, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional. De forma geral, o candidato é questionado sobre seus pontos fracos. Por isso, é importante direcioná-los de forma sucinta e objetiva.

Apresente soluções para seus pontos negativos

Sendo assim, apresente uma solução para cada apontamento negativo que fizer. Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, contudo, é relevante que destaque o seu desejo de estudar teatro, ou de realizar algum outro curso que melhore a sua oratória.

Adote uma postura assertiva

O seu comportamento faz parte da composição de sua postura, juntamente com a sua narrativa. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira calma e tranquila e não deixe bolsas ou mochilas no seu colo.

Além disso, é viável ao candidato que não se atrase e trabalhe a sua respiração, já que esses fatores podem ser primordiais para que consiga direcionar a sua narrativa.

Avalie os valores envolvidos

Não menos importante, faça perguntas pertinentes sobre a vaga e avalie os valores envolvidos, já que é relevante  que esse tipo de avaliação seja feita por todos os envolvidos, de modo que a contratação resulte em uma troca justa e viável para a empresa e para o empregador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.