Entrevista de emprego: direcione a sua carreira profissional de modo assertivo, construtivo e dinâmico

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato. Confira dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato, sendo assim, é importante que direcione o seu comportamento para que alcance resultados assertivos através do direcionamento de sua postura.

Entrevista de emprego: direcione a sua carreira profissional de modo assertivo, construtivo e dinâmico

O nervosismo é um fator inerente a um processo de recrutamento e seleção. No entanto, quando a ansiedade domina o comportamento do candidato, ele pode adotar uma postura de autossabotagem profissional, ficando aquém do seu potencial competitivo.

Diversos fatores impactam o mercado de trabalho atual, refletindo a economia e suas oscilações. Por isso, o candidato precisa demonstrar resiliência e objetividade para que destaque o seu perfil profissional de maneira orgânica.

Fale sobre seus defeitos e qualidades

É importante que leve para a entrevista de emprego situações que reforcem o seu posicionamento profissional, considerando diversos fatores relevantes para o alinhamento entre a vaga e suas habilidades técnicas e comportamentais.

Fale sobre a sua facilidade para lidar com pressão;  alcance de metas; condução de processos; condução de reuniões brainstorming; treinamento; capacidade analítica; facilidade para construir o relacionamento entre a empresa e o cliente; inovação; proatividade; dentre outros aspectos que estejam relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente uma solução de forma natural para cada apontamento negativo

Por outro lado, você deve equilibrar as informações falando sobre seus defeitos de modo objetivo, por isso, fale sobre situações que requerem melhorias; ao passo que é importante que você apresente uma solução. Por exemplo, ao se informar que se entende como uma pessoa tímida, considerando uma possível dificuldade de falar em público, é importante que você aponte uma solução de forma orgânica.

Neste exemplo, você pode informar que deseja realizar um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade; o que é muito importante para o profissional no mercado de trabalho atual.

Adote uma postura positiva durante a entrevista de emprego

Além dos pontos referentes às narrativas, o candidato deve se atentar ao seu comportamento. Visto que a sua postura transmite uma mensagem importante no processo de recrutamento e seleção.

Por isso, é relevante que não cruze os braços; fale  de maneira calma; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo. Não deixe objetos no seu colo, dentre outros aspectos que estejam relacionados a construção do seu comportamento de maneira orgânica.

Entretanto, é importante que você considere as particularidades e objetividades na construção da sua postura e direcione a sua carreira profissional de modo assertivo, construtivo e dinâmico. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.