Entrevista de emprego: dicas para se apresentar pessoalmente

Confira algumas dicas para se apresentar pessoalmente de forma assertiva em uma entrevista de emprego. Veja mais!

Certamente, uma entrevista de emprego pode ser um fator estressante para o candidato, dada a situação de avaliação na qual muitos profissionais não ficam à vontade e acabam ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: dicas para se apresentar pessoalmente

Por isso, é importante que o profissional conceitue a entrevista de emprego como uma maneira de se apresentar melhor pessoalmente, e não como um julgamento de sua personalidade. Visto que a entrevista de emprego é uma oportunidade para que você apresente melhor os pontos do seu currículo, de forma que possa  mostrar ao profissional de recrutamento e seleção a sua compatibilidade com a vaga e com os valores da organização.

Tenha uma postura aberta e participativa

É importante que o candidato tenha uma postura aberta e participativa, de modo que demonstre que está disposto a escutar o recrutador, bem como, também para que possa analisar a viabilidade da oferta, visto que a análise deve ser feita por todos os envolvidos. Sendo assim, na condição de candidato, evite uma postura fechada através de uma postura objetiva e dinâmica. Alguns fatores inerentes ao seu comportamento podem demonstrar que você está aberto às informações. 

Fatores inerentes ao seu comportamento

Por exemplo, evite cruzar braços e pernas, cumprimente  todos os presentes; mantenha contato visual com o seu entrevistador; fale pausadamente; evite gestos excessivos; evite balançar as pernas compulsivamente, dentro dos fatores pertinentes ao seu comportamento.

Visto que esses fatores demonstram nervosismo e ansiedade, te levando a demonstrar um comportamento autossabotador. Sendo assim, ao prestar atenção conscientemente aos seus gestos e fala, você tende a controlá-los melhor, diminuindo o nervosismo. Trabalhar a respiração também pode ajudar a direcionar a sua narrativa.

Analise a sua própria trajetória profissional 

Além disso, é importante que você analise a sua própria trajetória profissional para que possa obter clareza sobre situações concretas que demonstrem a sua capacidade de trabalhar em equipe, sua criatividade e senso de urgência, por exemplo. Dessa forma, ao analisar as situações, se torna mais fácil lidar com as questões que surgem durante uma entrevista de emprego. 

Analise a cultura da empresa

Não menos importante, você pode analisar a cultura da empresa para que conheça a sua missão, visão valores e trajetórias. Pois esse é um ponto de grande valia por diversos aspectos, bem como pode ser uma orientação quanto ao seu direcionamento e vestimenta. Adapte essas dicas e eleve suas chances de sucesso ao demonstrar suas competências e habilidades durante o processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.