Entrevista de emprego: dicas para o candidato se colocar assertivamente no processo seletivo

Confira algumas dicas para o candidato se colocar assertivamente durante a entrevista de emprego. Saiba mais detalhes!

Muitos pontos são pertinentes para a análise do candidato durante uma entrevista de emprego. Por isso, é importante que direcione a sua narrativa, de modo que consiga se colocar de maneira natural e positiva.

Entrevista de emprego: dicas para o candidato se colocar assertivamente no processo seletivo

Além disso, fatores pertinentes ao seu comportamento também são relevantes para o resultado de um processo seletivo. Sendo assim, evite cruzar braços e pernas. Se for possível, chegue com antecedência ao local da entrevista de emprego para que você possa se familiarizar com o ambiente. 

Cumprimente a todos os presentes, evite gesticular em excesso e mantenha contato visual com o seu entrevistador. Certamente, esses são pontos de grande valia para a análise do profissional de recrutamento e seleção.

A construção da sua narrativa

No que diz respeito a sua narrativa, é importante que você construa os fatos considerando que você deve destacar seus pontos fortes. Por isso,  leve para a entrevista de emprego, situações das quais você pode falar sobre suas contribuições em seus empregos anteriores.

Pontos fracos requerem soluções

Além disso, também é importante que você conheça os seus pontos fracos e contorne-os através de soluções. Sendo assim, fale sobre o que você pode melhorar através de uma solução específica. 

Por exemplo, você pode falar que se entende como uma pessoa tímida, porém, realizará um curso de teatro para expandir a sua comunicação. Sendo assim, você demonstrará clareza sobre os seus pontos de melhoria, porém, também demonstrará proatividade para resolvê-los.

Certamente, todos esses são pontos adaptáveis. Porém, são de grande importância para que você consiga alcançar o resultado esperado durante uma entrevista de emprego.

Evite um comportamento autossabotador

Ainda que o resultado possa não ser exatamente a vaga ofertada, é de extrema importância o fato de que você consiga demonstrar o seu potencial dentro do mercado de trabalho. Visto que através de um comportamento autossabotador, você limita a sua oportunidade.

 Direcione a sua trajetória com objetividade e assertividade

Por isso, é relevante que faça da entrevista de emprego um ponto de análise importante para que consiga se colocar positivamente, direcionando a sua trajetória com objetividade e assertividade. 

Portanto, conceitue a sua entrevista de emprego como algo positivo, já que para que você seja convidado para uma entrevista, é necessário que o seu currículo seja atrativo. Dessa forma, a análise do profissional de recrutamento e seleção será mais realista e a sua avaliação sobre os valores empresariais será mais fiel ao seu objetivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.