Entrevista de emprego: dicas para o candidato destacar o seu perfil de forma objetiva

A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento profissional. Confira dicas para o candidato destacar o seu perfil!

A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento de sua carreira profissional, por isso, enquanto candidato, é importante que você destaque o seu perfil de maneira orgânica e objetiva.

Entrevista de emprego: dicas para o candidato destacar o seu perfil de forma objetiva

O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo do candidato durante uma entrevista de emprego. Contudo, quando o candidato se permite dominar pela ansiedade, pode adotar uma postura negativa de autossabotagem profissional, tornando a avaliação feita pela empresa ineficiente e imprecisa.

Sendo assim, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para direcionar a sua carreira profissional, e não como julgamento de sua personalidade. Dessa forma, torna-se mais fácil direcionar seus resultados anteriores e o seu comportamento atual.

Adote uma postura positiva

A postura do candidato é avaliada de forma direta e indireta. Sendo assim, é necessário corroborar a sua narrativa através de uma postura ativa e dinâmica. Sendo assim, não cruze braços e pernas e não deixe objetos no seu colo.

Caso seja possível, tente chegar com antecedência ao local marcado para o processo seletivo, trabalhe a sua respiração e mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.

Durante a construção de sua narrativa é importante que você não gesticule excessivamente e tenha clareza sobre os pontos fortes de sua trajetória profissional; bem como, fale sobre os pontos que requerem melhorias.

Fale sobre seus pontos positivos

Dessa forma, você estará direcionando sua narrativa e postura de modo natural, assim tornando o processo seletivo uma troca relevante para as partes envolvidas.

Fale sobre sua facilidade para lidar com metas; comprometimento com a equipe; gestão de gestão de pessoas; acompanhamento de projetos;  implementação sistêmica; condução de reuniões; dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Apresente soluções aos seus pontos negativos

Equilibre as informações falando sobre seus pontos negativos de maneira orgânica. No entanto, ao realizar algum apontamento que requer melhoria, aponte também uma solução. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida, porém, é importante destacar que deseja estudar teatro, ou qualquer outro curso voltado para a sua comunicação.

Não fique aquém do seu potencial profissional

Dessa forma, na condição de candidato, você estará demonstrando sua capacidade de resolução, seu senso de urgência e a sua busca pessoal por melhorias contínuas. Portanto, é importante que tenha clareza sobre quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos e evite uma postura que demonstre ansiedade durante a entrevista de emprego. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.